Ucrânia critica atraso na entrega de armas ocidentais

O ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov (segundo à direita) e comandantes militares

Governo de Kiev aponta que metade do armamento prometido pelos aliados ocidentais está sendo entregue com atraso. Zelenski diz que 31 mil combatentes ucranianos morreram desde o início da invasão russa.

Publicado às 9h 10, desta segunda-feira (26)

O ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov (segundo à direita) e comandantes militares© Ukrainian Armed Forces via AFP

Metade das armas ocidentais prometidas à Ucrânia estão sendo entregues com atraso, lamentou neste domingo (25/02) o ministro do país, em meio a um apelo para que os aliados ocidentais enviem mais armamento para que o país consiga conter a Rússia.

“Uma promessa não constitui uma entrega”, disse Rustem Umerov, durante um fórum organizado por ocasião do segundo aniversário do início da guerra. “E 50% dos compromissos não são cumpridos no prazo”, criticou.Cartão de crédito sem anuidade

NubankCartão de crédito sem anuidade

Os atrasos, segundo o ministro, colocam a Ucrânia em grande desvantagem na guerra contra a Rússia, apontando como consequência “perdas humanas e de território”.

No momento, o exército ucraniano enfrenta uma situação extremamente delicada na frente de batalha e, após quatro meses de combates violentos, foi obrigado a abandonar a cidade de Avdiivka, no leste do país.

Dificuldades

Apesar da insistência de Kiev, os aliados ocidentais vêm enfrentando dificuldades nos últimos meses em aprovar novos pacotes de ajuda à Ucrânia.

Nos Estados Unidos, congressistas republicanos, adversários do presidente democrata Joe Biden, bloqueiam há várias semanas um pacote de 60 bilhões de dólares para a Ucrânia. Na União Europeia, por sua vez, há atrasos na entrega de um mote de 1 milhão cartuchos de artilharia para a Ucrânia. Segundo Kiev, apenas 30% do material foi entregue até agora.

Fonte: DW – Brasil.

Neto Gaia

Trabalhamos com a verdade; doa em quem doe !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *