Deputado Luciano Duque participou de pauta importante na ALEPE

A Alepe instalou, nesta quinta (22), a Frente Parlamentar (FP) da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial. Durante a reunião, foram apresentados os objetivos do colegiado, além do cronograma de atividades previstas para este semestre.

Todos os encontros devem ser acompanhados por representações do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), que vão participar da elaboração do relatório final da Frente. O relator, deputado Luciano Duque (Solidariedade), ressaltou a necessidade de articulação com representantes do Congresso Nacional.

Duque (SD) | Foto: NG

“Se não tivermos uma legislação que contemple essa política, vamos continuar tendo dificuldades, porque a comercialização da cannabis medicinal para entes públicos ainda não está autorizada pelo Ministério da Saúde”, observou.

A deputada Rosa Amorim (PT) defendeu o combate ao preconceito quanto ao uso medicinal do canabidiol. “É importante que os trabalhos desta Frente sejam realizados o mais distante possível de qualquer ideologia discriminatória. Esse não é um tema restrito a qualquer espectro político, é uma demanda da sociedade e fala sobre promoção de saúde e bem-estar”, pontuou a parlamentar.

A importância de inclusão de comunidades indígenas e quilombolas na produção da cannabis medicinal foi levantada. “Povos tradicionais possuem conhecimento milenar e realizam trabalho com alto controle de qualidade. Precisamos pensar em levar o desenvolvimento a áreas do interior que são carentes e, ao mesmo tempo, possuem condições de produção”, observou João Paulo.

Também participou da reunião a deputada Débora Almeida (PSDB). Ainda integram o grupo os parlamentares Dani Portela (PSOL), Doriel Barros (PT), Eriberto Filho (PSB), Francismar Pontes (PSB), Izaías Régis (PSDB), Jarbas Filho (MDB), João de Nadegi (PV), Waldemar Borges (PSB) e Romero Sales Filho (União).

Neto Gaia

Trabalhamos com a verdade; doa em quem doe !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *