Em ofício, deputado federal Eduardo da Fonte solicita ao presidente Lula apoio para resolução da crise hídrica no sistema Itaparica

👉 DUDU & GD: EM PROL DO FULGÊNCIO!

Atendendo a um pedido do prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte (PP), o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) enviou ofício ao presidente Lula, solicitando uma intervenção urgente do Governo Federal para resolução da crise hídrica que assola o sistema Itaparica, especialmente o Projeto Fulgêncio.

O abastecimento d’água dos perímetros irrigados de Itaparica foi suspenso porque o Governo Federal cortou os recursos necessários para a permanência da empresa Senha, responsável até então pela manutenção e funcionamento dos equipamentos. Acompanhe a seguir o ofício na íntegra:

Em destaque – 👇

[…] Excelentíssimo Senhor Presidente […]

Requeiro a Vossa Excelência a intervenção urgentemente para a resolução do grave problema de fornecimento de água que afeta 55 mil pequenos produtores rurais no sistema Itaparica, localizado às margens do rio São Francisco em Pernambuco.

Como é de conhecimento público e conforme destacado em recentes matérias da mídia, os agricultores pernambucanos, deslocados por projetos de barragem na década de 1980, enfrentam atualmente uma situação crítica. O serviço de abastecimento de água que os atende foi interrompido pela empresa responsável, em função da incapacidade de pagamento por parte Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF. Essa situação levou a um corte no fornecimento de água em 2023, causando prejuízos significativos à produção agrícola e ao sustento das famílias.

Apesar de esforços locais para mitigar o problema, incluindo a
realização de uma “vaquinha” para reativar parte das bombas de água, a solução encontrada é meramente provisória e não atende à demanda necessária para garantir a continuidade das atividades agrícolas e a subsistência das famílias.

Em junho de 2023 solicitei à CODEVASF a adoção de
providências urgentes para evitar a solução de continuidade dos serviços técnicos de administração, operação e manutenção das infraestruturas de irrigação de uso comum do Projeto Público de Irrigação (PPI’s) Fulgêncio, localizado no Município de Santa Maria da Boa Vista/PE.

Infelizmente não fui
atendido e a situação só piorou. Diante disso, solicito que Vossa Excelência intervenha para assegurar a regularização do fornecimento de água e energia necessários para a operação dos projetos pernambucanos de irrigação. Além disso, requeiro que
sejam incluídos recursos no orçamento destinados especificamente ao suporte
contínuo desses projetos, garantindo assim a estabilidade e sustentabilidade das atividades agrícolas na região.

Entendo que a intervenção da Presidência da República será
decisiva para garantir não apenas a retomada imediata do abastecimento de água, mas também a implementação de soluções de longo prazo que
promovam o desenvolvimento e a integração regional.

Atenciosamente,

Deputado federal Eduardo da Fonte (PP)

Neto Gaia

Trabalhamos com a verdade; doa em quem doe !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *