Nas eleições de 2024, em Nova Olinda (Maranhão), o candidato a prefeito Ary Menezes (PP) foi eleito recebendo 5. 612 votos, 50, 01 % […] contra 5. 610 49, 99 % da candidata – Thaymara Amorim (PL)
“Vale destacar: Menezes conseguiu a Prefeitura, por penas – dois votos de diferença”
O bom da história:
É que o prefeito eleito, está sendo acusado de compra de votos e ameaça a eleitores que não votaram nele. A disputa pela prefeitura foi a mais acirrada em todo o país, com diferença entre os dois candidatos de apenas dois votos.
Na ocasião:
Depois da vitória, alguns eleitores confessaram ter vendido o voto em favor de Ary Menezes. E denunciaram que passaram a receber ameaças e represálias.
Danilo Santos, um dos eleitores que aceitou vender seu voto no candidato, conta o acordo que fez em troca do voto: “Falei que eram 1.500 telhas, 20 sacos de cimento e a madeira da minha casa. Eles falaram para mim que, se fosse só isso, já estava tudo comprado, que no outro dia era para eu ir buscar lá no galpão”.


Reafirmando:
Danilo disse que não recebeu tudo o que foi prometido e, por isso, mudou de ideia. Dois dias depois da eleição, o caminhão da prefeitura retirou as telhas da casa dele, segundo o eleitor.


Outra eleitora afirmou que decidiu não votar em Ary – nem na vereadora indicada por ele – depois que o marido dela recebeu dinheiro pela compra do voto. “Me ameaçaram de morte. [Ameaçaram] eu, meu marido e minhas filhas. Que se a gente não votasse neles, eles iam matar a gente”, denunciou.
Vale salientar:
Em nota, o prefeito eleito Ary Menezes (PP) disse que “a compra e venda de votos compromete a democracia do pleito” e se colocou à disposição para esclarecimentos. O vice-prefeito eleito, Ronildo Costa de Carvalho (MDB), negou as acusações.
Por: globonews
Publicado: às 15: 59, desta segunda-feira, 21.
Material Reproduzido: Por Neto Gaia