A Câmara de Vereadores de Serra Talhada realizou, na última segunda-feira (13), a 14ª Sessão Ordinária do período legislativo de 2025, marcada por importantes debates, votações e reivindicações dos parlamentares sobre temas de grande relevância para a população.

Entre os destaques da sessão, o vereador Antônio de Antenor ressaltou a aprovação do projeto de decreto legislativo que concede o Título de Cidadã Serra-talhadense à governadora Raquel Lyra, reconhecendo sua contribuição ao estado. Ele também abordou o problema do atraso no pagamento dos salários dos garis e afirmou que as fiscalizações por parte dos vereadores continuarão firmes.
André Maio reforçou o direito constitucional de fiscalização do Legislativo e cobrou a presença dos advogados da Casa durante as sessões. Ele questionou a falta de prestação de contas das emendas parlamentares destinadas à perfuração de poços, solicitou a instalação de uma grade de proteção na ponte da Caxixola e pediu reforço no abastecimento por carro-pipa na zona rural.
Em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, a vereadora Juliana Tenório parabenizou o vereador Manoel Enfermeiro pela apresentação da moção de aplausos aos profissionais da saúde e destacou a importância da Casa de Parto para a região, defendendo sua manutenção. O vereador Rosimério de Cuca propôs uma moção de repúdio às declarações que classificaram a Casa de Parto como um retrocesso.
O vereador Zé Raimundo cobrou a participação dos parlamentares no Conselho Municipal de Segurança, solicitou celeridade do Judiciário na liberação dos precatórios e informou que Serra Talhada entrou com processo de habilitação para o recebimento de milho, medida que visa beneficiar os agricultores do município.
Jaime Inácio agradeceu o apoio recebido durante o período em que esteve com problemas de saúde e também reforçou a necessidade urgente de carros-pipa para atender comunidades rurais afetadas pela estiagem.
Francisco Pinheiro exaltou a cultura local ao parabenizar o poeta Henrique Brandão pela realização da 3ª Cavalgada Roberto da Capotaria, que recebeu moção de aplausos e vem se consolidando como um dos principais eventos do calendário cultural da cidade.
A fiscalização dos serviços públicos foi novamente tema central da fala do vereador Lindomar Diniz, que cobrou a implantação de um sistema eletrônico de marcação de consultas, para evitar que a população tenha que enfrentar longas filas nas madrugadas. Ele também solicitou melhorias na iluminação pública do bairro Quitandinha.
Por fim, o vereador Gin Oliveira, esclareceu pontos do Regimento Interno e da Lei Orgânica, reforçando que fiscalizações devem ser realizadas de forma coletiva pelos vereadores, assegurando legalidade e eficácia nas ações.
Matérias e projetos votados
Durante a sessão, foram aprovadas moções de aplausos aos enfermeiros e à Cavalgada Roberto da Capotaria, além de indicações para reajuste da margem consignada dos servidores, construção de lombadas, gratificação a servidores da educação e reparo de vias urbanas. Também entraram em primeira votação importantes projetos do Executivo, como o que denomina a Casa de Parto Municipal com o nome do médico Dr. Ilo Pereira de Andrada Melo, e o projeto que concede o Título de Cidadã Serra-talhadense à governadora Raquel Lyra.
A Câmara de Vereadores reafirma seu compromisso com a transparência, fiscalização e valorização dos anseios populares. A população pode acompanhar todas as sessões ao vivo pelo canal oficial no YouTube.
👉 Assine o canal da Câmara no YouTube e fique por dentro de tudo que acontece no Legislativo Municipal: projetos, debates, votações e ações dos seus representantes. Participar é exercer a cidadania!
Fonte: Rochany Rocha | Reprodução: Neto Gaia – Oficial.
Atualizado às 9h 14, desta quinta-feira, 15.