Jaques Wagner “escondido” em reunião com Zelensky reflete divergências no entorno de Lula

Atualizado às 8h 25, desta sexta-feira (22)

Nome do senador não constou em lista de participantes da reunião; Wagner foi o articulador do encontro entre os presidentes.

Wagner (primeiro da esquerda para a direita) participou da reunião entre Lula e Zelensky (ambos ao centro da foto)

Wagner (primeiro da esquerda para a direita) participou da reunião entre Lula e Zelensky (ambos ao centro da foto)20/09/2023 – Ricardo Stuckert/PR

Fonte: Lourival Sant’AnnaRaquel Landim CNN (SP) | Para Neto Gaia.

A tentativa de integrantes do governo brasileiro de esconder a participação do senador Jaques Wagner (PT-BA) na reunião entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Volodymyr Zelensky escancarou divergências no entorno do presidente brasileiro sobre como lidar com a guerra na Ucrânia, além de disputas de poder sobre a política externa brasileira.

“A pedido de Lula, Wagner articulou a realização do encontro e anunciou no domingo que ele ocorreria”.

Antes da reunião de cúpula em Nova York na quarta-feira (20), o senador publicou em sua página na rede X (antigo Twitter): “Estarei presente na reunião e acredito que o objetivo de todos, até mesmo dos envolvidos diretamente na guerra, é encontrar o caminho da paz o quanto antes”.

A mensagem contrastou com o que Lula vem dizendo desde que concedeu uma entrevista à revista norte-americana Time em maio do ano passado, quando afirmou que Zelensky “queria a guerra”, e a usava para “aparecer na TV”.

Celso Amorim não sabia da reunião até que ela foi anunciada por Wagner.

Neto Gaia

Trabalhamos com a verdade; doa em quem doe !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *