Os tiros cruzados e os combates terrestres entre o Hezbollah e o Exército israelense foram violentos neste domingo (24).
O dia foi marcado pelo envio de centenas de mísseis do partido xiita contra Israel e dezenas de ataques aéreos de Tel Aviv ao Líbano. A artilharia israelense também atacou uma posição do Exército libanês, que não está envolvido na guerra.
Paul Khalifeh, correspondente da RFI em Beirute.
Um dia depois dos bombardeios israelenses a Beirute na madrugada de sábado (23), que deixaram 29 mortos e mais de 65 feridos, o Hezbollah realizou neste domingo uma escalada sem precedentes, disparando centenas de foguetes e mísseis de grande calibre contra o norte e o centro de Israel.
O partido xiita assumiu a responsabilidade por 32 operações militares, incluindo o disparo de três salvas de mísseis de precisão nos arredores de Tel Aviv.
O Hezbollah bombardeou várias cidades importantes na costa israelense, de Nahariyya a Ashdod, a 150 quilômetros da fronteira, e teve como alvo a Galileia, desde Safad, no leste, até Haifa, no oeste.
Os combates terrestres continuam em torno de Khyam, cidade libanesa próxima da fronteira, e de Biyada, ao sul de Beirute. Uma posição do Exército libanês foi atingida, nas proximidades da cidade de Tiro, no sul do país, matando um soldado, ferindo 18 e causando danos significativos nas bases libanesas. Vídeo relacionado: Enviado dos EUA diz que está “ao alcance” uma trégua entre Israel e Hezbollah no Líbano (Dailymotion)
https://geo.dailymotion.com/player/xffdq.html?video=x99h12s&mute=true&loop=false
A força aérea israelense retomou ataques aos subúrbios do sul de Beirute no final da tarde.
As tropas israelenses tentam tomar Biyada para cortar uma estrada costeira entre Tiro e Naqoura e isolar três vales, onde o Hezbollah alegadamente tem numerosas plataformas de lançamento destinadas a Haifa e à costa israelense. Continuar lendo
Publicado às 11: 55, desta segunda-feira, 25.