Aprovação numericamente inferior em relação aos que classificam a gestão como mediana interrompeu uma tendência positiva detectada na pesquisa anterior
Por Luis Felipe Azevedo – para – Neto Gaia
Pela primeira vez desde junho de 2023 a avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não aparece numericamente a frente na pesquisa Genial/Quaest.
Presidente Lula no Palácio do Planalto — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
No levantamento divulgado nesta quarta-feira a gestão petista aparece avaliada positivamente por 32% enquanto 33% responderam que a classificam como regular. Para 31%, a avaliação é negativa. Já 4% não souberam ou não responderam.
Em relação à pesquisa anterior mais recente, de julho, a avaliação positiva oscilou negativamente quatro pontos percentuais. Já o grupo que considera a gestão federal como regular variou positivamente três pontos percentuais enquanto a avaliação negativa oscilou um ponto percentual para cima. As variações ocorreram dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais.
O levantamento mostra também que a aprovação do trabalho de Lula oscilou negativamente três pontos percentuais, para 51%. Segundo a Quaest, o índice mais alto que o presidente atingiu neste terceiro mandato foi de 60%, em agosto do ano passado. Já a desaprovação foi de 43% para 45%, em comparação com a pesquisa anterior