Deputado Luciano Duque participou de pauta importante: “quando se fala da propostas para pessoas com deficiência recebem o aval da Comissão de Justiça”

Publicado às 8: 16, desta quarta-feira (20)

ALEPE – Câmara Estadual.

DEFICIÊNCIAS – Projetos acatados visam dar diretrizes para atendimento do segmento. Foto: Rebeca Alves

Propostas voltadas aos direitos das pessoas com deficiência receberam o aval da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa, nesta terça (19). 

Uma das matérias pretende facilitar o diagnóstico precoce de autismo por meio da aplicação de um questionário de rastreio nas consultas pediátricas. O questionário a ser aplicado é o M-Chat ou outro que venha a ser criado para rastrear o Transtorno do Espectro Autista. 

Segundo a proposta, o M-Chat deve ser utilizado nas unidades de saúde públicas e privadas de Pernambuco para crianças com até 18 meses de vida. 

parecer aprovado pelos parlamentares reuniu num único texto dois projetos de lei (PL): o de  nº 3540/2022, de autoria do deputado licenciado Antônio Coelho (União) e o de nº 492/2023, de Eriberto Filho (PSB). 

PL nº 1.005/2023, que institui a Política Estadual de Atenção aos Portadores de Doenças Raras, foi acatado na mesma reunião.  

Segundo a autora, deputada Socorro Pimentel (União), o foco da proposta é reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas desse segmento. A proposta também busca promover a inclusão social, capacitar a rede de atenção e promover ações de esclarecimento sobre as doenças. 

Ainda recebeu parecer favorável a criação de categorias específicas para pessoas com deficiência nos eventos de corrida de rua realizados no estado. A proposta veio do PL nº  979/2023, do deputado João Paulo Costa (PC do B), com ajustes do Colegiado de Justiça. 

Também recebeu aval do colegiado o PL n° 609/2023, do deputado Eriberto Filho, que estabelece diretrizes e objetivos para a atenção à saúde de pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). 

Por fim, os membros da comissão decidiram adiar a discussão sobre o substitutivo da Comissão de Meio Ambienteao  PL nº 662/2023, sobre a sinalização das embalagens de água adicionada de sais. 

A proposta do deputado Izaías Regis (PSDB) começou a ser discutida, mas a votação do parecer foi adiado, a fim de revisar as regras relativas à água envasada em outros estados e comercializada em Pernambuco.

Neto Gaia

Trabalhamos com a verdade; doa em quem doe !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *