ARTHUR BARCELOS para Neto Gaia – netogaia.com.br
Nas próximas semanas, os Jogos Paralímpicos movimentarão Paris, e o Brasil promete muitas medalhas. O desempenho brasileiro nas Paralimpíadas não é novidade, e o país está entre as forças do paradesporto. Reflexo de um trabalho que é feito desde a base, como através do Camping Escolar Paralímpico.
Desenvolvido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, a atividade oferece a oportunidade para que jovens atletas tenham a experiência de uma rotina de alto rendimento. Além de dividir espaço com paratletas consagrados, o evento oferta treinamentos, testes físicos e fisioterapia com exigência profissional.
A última edição do camping contou com 152 jovens, com idade entre 12 e 17 anos, que se destacaram na fase nacional das Paralimpíadas Escolares. Dentre eles, cinco atletas de Goiás participaram da segunda fase, realizada no mês de julho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).
Além de Ágata Lopes e Lara Victória, do badminton, e Guilherme Aparecido, da bocha, também participaram Gabrielly Vitória, da natação, e Danyllo Soares, do vôlei sentado. Na edição desta semana do podcast Debates Esportivos, a dupla compartilha as suas experiências no camping.
Também participa do programa Terita Michele, representante da Gerência de Práticas Paradesportivas e Paralímpicas, da Secretaria de Esporte e Lazer de Goiás. A professora de Educação Física fala sobre os projetos e o trabalho desenvolvido pelo governo estadual em relação ao paradesporto.
Assista ao programa
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 10 – Redução das desigualdades e ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes
Debates Esportivos
Há três décadas, o programa Debates Esportivos faz parte da rotina do torcedor goiano, com transmissão pela Rádio Sagres 730 AM. Em novo formato e diversas plataformas, você confere o mais respeitado podcast do esporte goiano agora também em vídeo, na Sagres TV – canal 26.1 em Goiânia (GO) e 7.1 em Três Marias (MG) – e no Youtube do Sistema Sagres.