Publicado às 8: 00
Até aqui, pesquisas mostram que aproximação entre petista e Flávio Bolsonaro se dá mais por desgaste do candidato do PL na margem…

Renata Lo Prete entrevista Lula 2° Turno — Foto: Reprodução TV Globo e Neto Gaia
Os jovens tomaram as ruas, os influenciadores de esquerda tomaram as redes, o presidente e o vice aprenderam a fazer vídeo selfie, a caneta sem tinta foi trocada por um carregamento de outras novinhas em folha do primeiro para o segundo turno, mas Lula pouco ou nada se moveu nas pesquisas.
A aproximação registrada da semana passada para esta se deveu, antes à perda de fôlego de Flávio Bolsonaro, na margem de erro, que a uma lufada de otimismo com o governo e com a perspectiva de um quarto mandato para o petista, e esses são aspectos cruciais para a virada inédita que ele precisa alcançar.
Cientistas políticos e especialistas em destrinchar pesquisas são unânimes em apontar, desde o início desta atribulada corrida eleitoral, a excentricidade de um incumbente conseguir permanecer no cargo se o saldo entre aprovação e rejeição a seu governo for negativo.
Quaest e Datafolha desta semana atestam que, entra medida, sai medida, Lula mantém o ponteiro dessa equação no vermelho, num sinal bastante tangível de cansaço sistêmico e não atacável na base de anúncios cada vez mais aleatórios e claramente eleitoreiros.
A aproximação entre ele e Flávio parece resultar, neste momento, mais do temor com a avalanche de direita que saiu das urnas no dia 4 e com o que ela pode significar em termos de poder nas mãos da família Bolsonaro — com seu conhecido histórico de tentar fazer passar a boiada em áreas como meio ambiente, cultura, direitos civis, liberdade de imprensa e limites democráticos — do que de uma percepção tardia de que o governo é bom, mas a população não sabia valorizar.
Nenhum dos dois levantamentos conseguiu captar a tempo um potencial efeito da aprovação do fim da escala de trabalho de seis dias por um de descanso, conjugado à redução da jornada de trabalho semanal para 40 horas, mas é preciso frisar que outras políticas públicas, mesmo voltadas a um público maior, como a reforma do Imposto de Renda, não foram capazes de produzir efeito duradouro numa aprovação de governo que oscila em patamares abaixo de 50% há mais de um ano.
A rejeição a Lula segue colossal, em patamar de igualdade com a de Flávio, é verdade, mas quem tem a iniciativa da agenda neste momento, justamente por estar na cadeira, é o presidente, e esse excesso de movimentação, além de evidenciar a completa abolição de limites no recurso ao cargo e aos cofres para reverter a desvantagem eleitoral, não parece devolver ao petista aquilo que ele foi perdendo ao longo dos últimos quatro anos: a capacidade de acenar a certos grupos da população com um projeto claro de futuro para o país
Portal-Neto Gaia conectado com o mundo – 🌏 87981124203
