Depoimento ocorre após mensagens entre o ex-auxiliar e o juiz Airton Vieira indicarem o uso extraoficial da Corte Eleitoral por parte do magistrado
22/08/2024 às 06:45 •
Amanda Carvalho ‘para’ netogaia.com.br
O ministro Alexandre de Moraes e Eduardo Tagliaferro, ex-TSE
Reprodução
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pediu a abertura de um inquérito contra Eduardo Tagliaferro, sua mulher e seu cunhado. A decisão se dá depois de mensagens entre o ex-auxiliar e o juiz Airton Vieira indicarem o uso extraoficial da Corte Eleitoral por parte do magistrado.
Com isso, Tagliaferro foi intimado pela Polícia Federal (PF) a prestar depoimento sobre o caso ainda nesta quarta-feira (21), na superintendência da coorporação, em São Paulo.
O conteúdo de conversas entre ele e o juiz auxiliar de Moraes no STF, Airton Vieira, foi revelado na última semana. As mensagens apontam que havia determinações informais do ministro para a produção de relatórios contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os documentos embasariam decisões nos processos em curso.
De acordo com a reportagem da “Folha de S. Paulo”, as mensagens revelam um fluxo fora do comum envolvendo o TSE e o STF. Entre os envolvidos nas mensagens está o principal assessor de Moraes no STF. Assessores relataram irritação do ministro com a demora no atendimento às suas ordens. Clique aqui e leia os trechos das conversas.
Fonte: Itatiaia
Atualizado às 7: 10, desta quinta-feira (22)