Caso Marielle: PF destaca histórico de ameaças feitas por Domingos Brazão

Relatório final sobre os assassinatos de Marielle e Franco tem destaque de ameaças de Domingos Brazão a adversária político e a conselheiro do TCE-RJ

A Polícia Federal (PF) citou, no relatório final sobre os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, o histórico de ameaças a adversários por parte de Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) que foi preso no domingo com o irmão, o deputado federal Chiquinho Brazão (Sem Partido-RJ) e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio Rivaldo Barbosa, apontados como mandantes do duplo homicídio.

Domingos Brazão, que foi vereador e deputado estadual, o mais novo de seis irmãos de uma família com forte influência na política fluminense, mas de origem humilde, que acumulou riquezas após assumir cargos públicos. Os irmãos Brazão ficaram conhecidos em investigações sobre esquemas de corrupção, com nomes ligados às milícias, como no Caso Marielle. 

“O líder do Clã Brazão, Domingos Brazão, esteve ao longo dos anos envolto em uma névoa criminal nunca dissipada em razão das relações político-estatais por ele construídas. Cercou-se de policiais, parlamentares, políticos, conselheiros dos Tribunais de Contas e líderes de organizações criminosas, notadamente aquelas que exploram atividades típicas de milícias”, cita a PF no relatório.

Os episódios mais conhecidos protagonizados por Domingos Brazão quando era deputado envolveram Cidinha Campos, que sempre apresentou relatórios sobre supostas ações criminosas do adversário político, mas nunca conseguiu que os casos fossem apurados. 

Durante discussão no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em 2014, após ser chamada de “vagabunda e p***”, Cidinha rebateu: “É melhor ser p*** do que matador e ladrão”. E Brazão devolveu: “Mando matar vagabundo mesmo. Sempre mandei. Mas vagabundo. Vagabunda ainda não mandei matar”.

Fonte:  Renato Alves (O Tempo) para Neto Gaia.

Neto Gaia

Trabalhamos com a verdade; doa em quem doe !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *