Veto de Lula no marco fiscal deve ser derrubado pelo Congresso, diz Lira

By Neto Gaia set2,2023

Publicado às 10h 50, deste sábado (2)

Em evento da XP Investimentos, presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também ressaltou a importância do governo manter o “sarrafo alto” nas metas fiscais para 2024

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta sexta-feira (1º) que o veto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao dispositivo do projeto do novo marco fiscal que impede o governo de retirar da meta “quaisquer despesas” deve ser derrubado pelo Congresso Nacional.

“É prerrogativa do presidente o veto a qualquer matéria legislativa que ele julgue que possa prejudicar o governo, mas também é prerrogativa do Congresso derrubar o veto”, disse Lira, durante o evento “Expert” da XP Investimentos, em São Paulo.

Segundo Lira, a casa legislativa está à disposição para um “debate franco” sobre as medidas necessárias para a eliminação do déficit das contas primárias, como previsto no Orçamento do ano que vem enviado pelo Executivo ao Congresso.

Ao lembrar da aprovação da PEC da Transição, após a eleição de outubro, o presidente da Câmara ainda pontuou que o Congresso deu a oportunidade para o governo executar um Orçamento com previsões de aumento de gastos.

A partir de agora, porém, o parlamentar ressaltou a importância de manter o sarrafo alto, ao ser questionado sobre a capacidade do governo de entregar o equilíbrio entre receitas e despesas no ano que vem.

*Com informações do Estadão Conteúdo para Neto Gaia.

(Publicado por Luiza Palermo, sob supervisão de Ana Carolina Nunes)

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *