Congresso estadual da entidade reunirá nomes históricos e atuais do legislativo entre os dias 26 e 29 de novembro no auditório da Codevasf

A cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano, será palco do maior encontro municipalista do estado entre os dias 26 e 29 de novembro. Trata-se do Grande Congresso Estadual da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), evento que marca meio século de história da entidade e promete reunir nomes de peso da política estadual e nacional, com debates decisivos para o fortalecimento do legislativo municipal. Afirma, o Presidente Léo do Ar.

Léo do Ar – presidente
O congresso acontecerá no auditório da Codevasf e terá como foco principal o aperfeiçoamento das atividades legislativas e o incentivo à participação popular nos parlamentos locais. Com uma programação extensa e estratégica, o evento contará com palestras, homenagens e debates conduzidos por ex-gestores, parlamentares e autoridades federais.
Entre os destaques confirmados, está o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, cuja presença reforça a relevância institucional da UVP e seu compromisso com o desenvolvimento municipal.

Silvio Costa Filho – ministro.
Outro nome de peso que integrará a programação é o advogado municipalista João Batista, ex-presidente da entidade, que vai abordar a legalidade de subsídios e verbas indenizatórias recebidas por agentes políticos.
O congresso também trará uma dimensão histórica com a participação do ex-vereador de Goiana, Antonio Nelson Carvalho, um dos fundadores da UVP. Sua presença promete resgatar os principais momentos da trajetória da entidade desde sua fundação, em 1976.
Entre os palestrantes também estão o prefeito de João Alfredo, José Martins, que discutirá os desafios do municipalismo nos dias atuais, e o gestor Joel Alves de Lima, que falará sobre o uso de ferramentas digitais na fiscalização legislativa.

Eduardo da Fonte – deputado federal.
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UP) é outro nome confirmado para participar do evento. Ele deverá abordar diversos assuntos da política nacional e atuação do parlamento nacional da quebra de divisas entre cidades e estados, fortalecendo ainda mais o poder dos vereadores na mudança de vida da população, buscando soluções junto ao Congresso Nacional.
A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, confirmou presença e destacou a importância do evento como espaço de aprendizado e troca de experiências. Já a presidente da UVP Mulher, Adriana de Agenor, intensificou as articulações com a Secretaria da Mulher de Pernambuco para garantir representatividade feminina no congresso, convidando pessoalmente a secretária Juliana Gouveia para participar da programação.
Ao completar 50 anos de fundação, a UVP consolida sua história de luta e representação do poder legislativo municipal. O evento em Petrolina será mais do que uma comemoração: será um momento decisivo para discutir os rumos do municipalismo em Pernambuco e no Brasil. Outras participações de destaque ainda serão anunciadas até a semana do congresso.
