Pesquisas mais recentes apontam presidente liderando em todos os cenários de primeiro turno

Karina Ferreira | Para Neto Gaia.
31/07/2025 | 16h35 – Atualizado às 16h 50.
No mês passado, as pesquisas de intenção de voto mostravam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empatado com outros possíveis concorrentes nas eleições de 2026. Nos levantamentos mais recentes, da metade de julho até o momento, o petista vence em todos os cenários. Mesmo quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é testado nas simulações, apesar de estar inelegível até 2030, o petista ainda apresenta um resultado melhor.
Lula já afirmou em diversas ocasiões que deve se candidatar à reeleição e tem aproveitado a defesa da soberania nacional diante das medidas do presidente americano, Donald Trump, para aumentar a popularidade do governo mirando 2026.
Do outro lado, Bolsonaro, impedido de concorrer a cargos eletivos, continua se colocando como possível candidato e nega indicação de um sucessor, como forma de se manter relevante politicamente.

Na mais recente delas, a pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira, 31, Lula cresceu 3,9 pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior. No lugar de Bolsonaro, são testados quatro nomes da direita em dois cenários, um com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), e outro com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como nomes mais fortes de oposição. Contra os dois, Lula tem 48,5% das intenções de voto.
Publicidade
Paraná Pesquisas – 24 de junho
No último levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado dia 24 de junho, Lula aparece com 33,5% das menções, enquanto Michelle leva 30,2%.
Na sequência, estão o ex-presidenciável e ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 11,5%, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 5,7%, o de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 4,6%, e o do Pará, Helder Barbalho (MDB), com 0,9%.
Se incluído entre as opções de voto, o ex-presidente lidera numericamente, mas está em empate técnico com o petista no limite da margem de erro. Nesse cenário, Bolsonaro registra 37,2% de preferência e Lula, 32,8%.
Em um segundo cenário válido, o inelegível ex-presidente é substituído por Tarcísio. Nele, Lula registra 34% e o governador, 24,3%. A pesquisa ouviu 2.020 pessoas entre os dias 18 e 22 de junho, com margem de erro de 2,2 pontos porcentuais e índice de confiança de 95%.
Publicidade
Genial/Quaest – 7 de julho
Na última Genial/Quaest, divulgada dia 17 deste mês, Lula também é o mais mencionado nos quatro cenários da pesquisa. A menor diferença é de seis pontos porcentuais, quando Lula aparece à frente de Bolsonaro, inelegível.
Nos outros três cenários testados pela pesquisa, a diferença do presidente para os demais colocados é maior.
Concorrendo contra Michelle, Lula tem 30% das intenções de voto, ante 19% na mulher do ex-presidente e líder do PL Mulher. Ciro aparece com 10%, seguido de Ratinho, com 7%, de Caiado, com 5%, e de Zema, com 4%. São 9% os indecisos e 16% afirmaram votar em branco ou nulo.
Genial/Quaest realizou 2.004 entrevistas entre os dias 10 a 14 de julho com brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
AtlasIntel/Bloomberg – 31 de julho
A pesquisa mais recente foi divulgada nesta quinta-feira, 31, um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializar as taxas aplicadas aos produtos brasileiros, anunciadas no dia 9. As entrevistas, entretanto, foram realizadas entre os dias 25 e 28 de julho.
Lula tem 48,5% ante Tarcísio, e os outros governadores aparecem com menos de 5% das intenções de voto cada um. No outro cenário, Lula tem o mesmo porcentual, e Michelle leva 29,7%.
O levantamento foi realizado com 7.334 respondentes em recrutamento digital aleatório. A margem de erro é de um ponto porcentual e o nível de confiança, de 95%.