
Foto: Wilton Junior/Estadão
Ministros da Primeira Turma definiram as penas dos condenados pela trama golpista
Karina Ferreira Para Neto Gaia
11/09/2025 | 21h45
Atualização: em 12 – 9 – 2025, às 7: 00.
Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) definiram na noite desta quinta-feira, 11, as penas aos condenados pela trama golpista. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sete aliados foram considerados culpados e enquadrados nos crimes de organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado contra o patrimônio da União.
Segue após Publicidade:

SEGUINDO:
A pena maior é a de Bolsonaro, que foi considerado pelos ministros como “líder da organização criminosa” que planejou com golpe de Estado. Foi fixada em 27 anos e 3 meses de pena privativa de liberdade, sendo 24 anos e 9 meses de reclusão e 2 anos e 6 meses de detenção, além de 124 dias-multa – sendo cada dia-multa no valor de dois salários mínimos.
A mais branda é a do delator, o tenente-coronel Mauro Cid. A pena fixada a ele foi de 2 anos de prisão em regime aberto.
Condenados
Maioria dos ministros da Primeira Turma do STF votam pela condenação de Bolsonaro e demais integrantes do núcleo crucial do golpe de 8 de Janeiro

*Acusações sobre os crimes contra patrimônio não foram analisadas pois estão suspensas. Fonte-STF
