PT convoca ‘tropa de choque’ da esquerda para blindar Lula após crescer articulação por Tarcísio

By Neto Gaia ago27,2025

Edinho Silva fez reunião com dirigentes de PDT, PSB, Rede, PV, PCdoB, PSOL e Cidadania para desenhar estratégia eleitoral de 2026

Por – Iander Porcella | Enviado – para Neto Gaia

27/08/2025 | 16h 14 – Atualizado às 16h 40.

Após crescer a articulação do Centrão pela candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao Palácio do Planalto em 2026, o PT convocou a “tropa de choque” dos partidos de esquerda para unir esse campo político, discutir estratégias eleitorais e blindar a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente do PT, Edinho Silva, reuniu-se nesta quarta-feira, 27, com os dirigentes das seguintes siglas: PDTPSBRedePVPCdoB, PSOL e até mesmo do Cidadania, que forma uma federação com o PSDB e havia se afastado do governo Lula.

O principal assunto do encontro foi a unidade do campo da centro-esquerda pela reeleição de Lula em 2026, no momento em que o União Brasil e o PP, dois dos principais partidos do Centrão, discutem o desembarque do governo.

De acordo com Edinho, ao mesmo tempo em que reúne a esquerda, o PT continuará buscando diálogo com as lideranças de centro-direita para que apoiem Lula em 2026. “A decisão dos partidos de estarem no governo foi deles. Se alguma coisa mudou, a contradição está na decisão que os partidos vão tomar. Não está no governo”, declarou o petista.

Ficou acertado na reunião que a esquerda fará atos pelo País no 7 de setembro, com o mote “povo independente é povo soberano”. A ideia é seguir criticando o tarifaço dos EUA contra o Brasil, que desgastou o bolsonarismo e aumentou a popularidade de Lula.

Publicidade

Os partidos de esquerda também impulsionarão a defesa da reforma do imposto de renda, como forma de exaltar uma agenda positiva do governo, e baterão na tecla de que o escândalo do INSS percorreu várias gestões.

newsletter

Política

As principais notícias e colunas sobre o cenário político nacional, de segunda a sexta.inscreva-se

Ao se cadastrar nas newsletters, você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

Durante reunião ministerial nesta terça-feira, 26, Lula afirmou que Tarcísio será seu adversário nas eleições de 2026. Como mostrou a Coluna, o Centrão perdeu o “medo” de Jair Bolsonaro(PL) e articula emparedar a família do ex-presidente para dar as cartas no processo eleitoral. No jantar realizado na casa do presidente do União, Antonio de Rueda, na semana passada, após a convenção que formalizou a federação entre PP e União, a “estrela” foi Tarcísio.

Edinho Silva, presidente do PT, com presidentes de outros partidos de esquerda Foto: Iander Porcella/Estadão


Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *