Presidente de Legislativo, comemora aprovação de projetos voltados para as mulheres

By Neto Gaia dez20,2023

Publicado às 21h 50, desta quarta-feira (20)

O presidente da Câmara de Vereadores de GravatáLéo do AR, comemorou a aprovação unanime de dois Projetos de Lei, voltados exclusivamente para as mulheres gravataenses.

O Projeto de Lei nº036/2023 por exemplo, dispõe sobre as políticas públicas de enfretamento da violência contra as mulheres em situação de vulnerabilidade na cidade de Gravatá.

Objetivos da Lei:

  1. Promover o enfrentamento da violência doméstica e familiar em todas as suas formas.
  2. Institucionalizar políticas públicas para garantir o pleno exercício dos direitos fundamentais das mulheres vítimas.
  3. Desenvolver ações governamentais para estruturar a igualdade de gênero.
  4. Construir uma cultura de respeito à condição da mulher.

Disposições Gerais:

  • As garantias devem ser executadas de forma descentralizada e integrada com os poderes públicos municipais, estaduais e federais, além da participação da sociedade civil.
  • A preferência na matrícula e transferência de filhos em escolas municipais é assegurada para mulheres vítimas de violência doméstica.
  • Prioridade de atendimento nos serviços de assistência social, programas habitacionais e de geração de emprego e renda.
  • Prioridade nos serviços e programas de promoção do protagonismo feminino, qualificação profissional e desenvolvimento econômico.

Atendimento de Saúde:

  • Atendimento preferencial nas unidades de atendimento de saúde, exceto em casos de maior urgência.
  • Documentos necessários para prioridade de atendimento incluem termo de encaminhamento de unidade estadual de proteção às mulheres ou certidão emitida pelos órgãos municipais de proteção à mulher.

Penalidades:

  • Não aplicação das prerrogativas da lei pode levar à aplicação de penalidades conforme legislação administrativa, civil e penal.
  • Garantido o contraditório e a ampla defesa frente ao órgão competente.

Já o segundo projeto, nº037/2023, inclue no calendário municipal, a semana da reflexão e enfrentamento ao feminicídio e à violência contra as mulheres, a ser realizado anualmente na semana do dia 08 do mês de março.

Fonte: Gilvan Silva (De lho em Gravatá)

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *