CILENE ELEGÍVEL E ZÉ MARIA AMEÇADO: ENTENDA O NOVO CENÁRIO POLÍTICO EM PESQUEIRA APÓS RECURSOS AO TRE-PE

Em uma ação, o candidato derrotado, Rossine Blesmany e os seus aliados Cleiton Mendonça, Chico Lopes e Jaff Mix ficaram inelegíveis, ou seja perderam seus direitos políticos por oito anos, a contar do ano de 2024. Todos recorreram ao TRE-PE. A parte autora, a coligação compromisso com o futuro, também recorreu para incluir o vice-candidato Zé Maria Campos na inelegibilidade. Ele foi absolvido pela Justiça local, mas agora poderá ter sua situação revista pelo TRE, que pode confirmar ou alterar essa decisão.
Na outra ação, o prefeito Cacique Marcos e o ex-prefeito do município de Pesqueira Bal de Mimoso também ficaram inelegíveis na justiça local e apresentaram recurso na segunda instância. Já em relação à vice-prefeita Cilene Martins, essa foi absolvida da inelegibilidade, mantendo seus direitos políticos e a parte autora não recorreu. Chama atenção o fato de a decisão que a beneficiou não ter sido contestada pelos adversários. Com isso, ela não corre mais risco de perder a elegibilidade, pois o prazo para recurso já expirou.
Agora cabe ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco julgar os recursos apresentados. Podendo reconfigurar os rumos da disputa política em Pesqueira. História: Pesqueira em foco.
Atualizado às 8h 45, desta segunda-feira, 7.