Segue após Publicidade:


Seguindo…

O programa diário traz uma curadoria dos temas mais relevantes do noticiário, deixando de lado o que é espuma, para se aprofundar no que é relevante
Por Redação
31/07/2025 | 06h55
No “Estadão Analisa” desta quinta-feira, 31, Carlos Andreazza fala do comunicado publicado pelo governo dos Estados Unidos, nesta quarta-feira, 30, que anunciou tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros e colocou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes como inimigo, atribuindo a decisão a ordens judiciais direcionadas a plataformas digitais no Brasil. O comunicado reforça o recado dado com a aplicação, horas antes, da Lei Magnitsky sobre Moraes.
Antes de publicar o decreto detalhando o tarifaço e os bens brasileiros que devem se livrar do imposto, a Casa Branca divulgou uma nota de aproximadamente 5 mil caracteres intitulada “Presidente Donald Trump aborda ameaças do governo brasileiro aos Estados Unidos”.
O comunicado diz que as tarifas servem para lidar com “ações do governo do Brasil” contra a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos — entretanto, nenhuma medida descrita é de responsabilidade do Poder Executivo brasileiro.
Siga Carlos Andreazza no Estadão
Estadão Analisa, ao vivo, de segunda a sexta, às 7 horas no Youtube
Estadão Analisa no Spotify
Estadão Analisa no Apple Podcast
Sobre o programa
Acompanhe Estadão Analisa com o colunista Carlos Andreazza, de segunda a sexta-feira às 7h, com uma curadoria dos temas mais relevantes do noticiário. História estadão.
31 de Julho de 2025 – às 9h 10.