Palmeiras destrava jogo tenso com golaço de Paulinho, elimina Botafogo e avança no Mundial de Clubes

By Neto Gaia jun28,2025

Belo gol do camisa 10 na prorrogação dá vitória ao time alviverde, que se coloca entre os oito melhores da competição.

Ricardo Magatti Para Neto Gaia

28/06/2025 | 15h46 | Atualizado às 16h 35

Palmeirenses fazem festa na Filadélfia com ‘reforço’ de Rocky Balboa

FILADÉLFIA – O Palmeiras deu o troco no Botafogo pelas derrotas de 2024 ao tirar os cariocas do Mundial de Clubes. Neste sábado, na Filadélfia, o time alviverde foi superior em quase toda a partida, embora não tenha sido brilhante, e despachou o rival alvinegro com vitória por 1 a 0 conquistada graças ao talento de Paulinho.

Mesmo com dores, no sacrifício, e incapaz de jogar toda a partida, o atacante decidiu o tenso confronto com um golaço no início do tempo extra após empate sem gols nos 90 minutos e garantiu os paulistas entre os oito melhores do campeonato.

O Palmeiras embolsa mais US$ 13,1 milhões (R$ 70 milhões) pela classificação às quartas e espera seu próximo rival. Será Benfica ou Chelsea, que se enfrentam neste sábado, em Charlotte.

A vitória foi justa, considerando o que fez em campo o Palmeiras. Em um jogo estudado, nervoso, cheio de erros e de baixo nível técnico, a equipe de Abel Ferreira não encantou. Mas foi a que mais quis jogar, finalizou mais vezes e esteve sempre mais perto do gol que a formação alvinegra. Ele veio dos pés de um dos poucos em campo capaz de destravar um jogo de mata-mata.

O plano de Renato Paiva de que o Botafogo tivesse mais a bola e controlasse as ações não foi cumprido. O seu time até registrou maior posse de bola, mas mais foi atacado do que atacou.

Foi o Palmeiras que, em boa parte dos 51 minutos iniciais, mais procurou o gol em um jogo estudado e de pouca intensidade e dinâmica, talvez por causa do sol quente que castigava os atletas na Filadélfia. Houve mais faltas – algumas duras – e entrega física do que bom futebol no Lincoln Financial Field.

O Palmeiras teve leve domínio, principalmente no início, mas o volume não foi tão grande a ponto de causar problemas à defesa botafoguense. Tivesse aparecido antes, Vitor Roque teria marcado o gol na melhor oportunidade palmeirense, originada dos pés de Piquerez.

Vitor Roque em finalização travada pelo zagueiro Jair
Vitor Roque em finalização travada pelo zagueiro Jair Foto: Juan Mabromata/AFP

Richard Ríos fez a torcida gritar gol com finalização que balançou a rede, mas do lado de fora. Sem a habilidade de um definidor, Marlon Freitas teve a bola do primeiro tempo em seus pés, e chutou fraco, sem direção, de dentro da área.

Estêvão voltou a fim de jogo no segundo tempo e disposto a resolver um jogo difícil. O garoto até balançou a rede, mas havia impedimento na jogada. Minutos depois foi substituído e não gostou. Abel dobrou laterais ao lançar mão de Mayke, enquanto que Renato Paiva abriu o time, ao tirar um dos três volantes.

O jogo ficou mais aberto. Nenhum dos dois queria mais 30 minutos de prorrogação sob um intenso calor, mas a falta de criatividade em duelo emocionante, mas de baixo nível técnico, impediu que o jogo fosse decidido nos 90 minutos.

Torcida do Palmeiras foi maioria no Lincoln Financial Field
Torcida do Palmeiras foi maioria no Lincoln Financial Field Foto: Juan Mabromata/AFP

No tempo extra surgiu Paulinho, que entrara no segundo tempo. As dores na perna direita que o impedem de jogar toda a partida não foram obstáculo para o camisa 10 brilhar e resolver uma partida tensa e equilibrada com um golaço. Dentro da área, o atacante driblou Marlon Feitas com facilidade e, com um chute rasteiro de canhota, acertou o canto direito de John. Fez sua tradicional celebração, a flecha, e depois de todo sacrifício, saiu de campo.

Como não aguenta jogar por muito tempo e sua parte havia sido feita, Paulinho foi sacado minutos após marcar. Abel lançou mão de mais um zagueiro, Micael, e fechou o time, que se defendeu com competência das investidas botafoguenses. Até mesmo quando jogou com dez em campo depois que o capitão Gustavo Gómez levou o vermelho.

PALMEIRAS 1 X 0 BOTAFOGO

  • PALMEIRAS: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Emi Martínez (Aníbal Moreno), Richard Ríos e Estêvão (Paulinho [Micael]); Maurício (Facundo Torres), Allan (Mayke) e Vitor Roque (Luighi). Técnico: Abel Ferreira.
  • BOTAFOGO: John; Vitinho, Jair (Kaio Fernando), Alexander Barboza (Arthur Cabral) e Alex Telles (Cuiabano); Danilo Barbosa (Newton), Marlon Freitas e Allan (Montoro); Savarino (Joaquín Correa), Artur e Igor Jesus. Técnico: Renato Paiva.
  • GOL: Paulinho, aos 9 minutos da prorrogação.
  • ÁRBITRO: François Telexier (França).
  • CARTÕES AMARELOS: Barboza, Gómez, Alex Telles, Artur, Piquerez, Marçal, Estêvão, Montoro, Aníbal Moreno, Weverton.
  • CARTÃO VERMELHO: Gustavo Gómez.
  • PÚBLICO: 33.657.
  • RENDA: Não divulgada.
  • LOCAL: Lincoln Financial Field, na Filadélfia.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *