Pagamento de emendas não combina com promessas! “Governo deve alavancar um novo caminho”

By Neto Gaia jan4,2025

Alepe espera posicionamento da governadora Raquel Lyra na segunda, quando deputados avaliam ações

Por Betânia Santana | Para Neto Gaia

Plenário Eduardo Campos, na Assembleia Legislativa de Pernambuco – Foto: Roberto Soares / Alepe

Parceria: Folha e o Portal Neto Gaia.

O Governo de Pernambuco terá de encontrar até a próxima segunda-feira uma forma de acalmar os ânimos dos deputados estaduais. E não pode mais ser com promessa. Eles estão insatisfeitos com o não pagamento das emendas até 30 de dezembro, como havia sido garantido pela governadora Raquel Lyra (PSDB) e reforçado pelo secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça.

Na última quinta-feira, o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), expôs o problema à chefe do Executivo. Ao deputado, ela disse que vai se posicionar até segunda.

No mesmo dia, às 15h, deputados vão interromper o recesso parlamentar para discutir que medidas poderão ser tomadas. O pagamento de emendas está previsto na Constituição. Álvaro Porto também destacou ser importante que os 49 parlamentares recebam os recursos e que eles cheguem na mesma proporção.

“Não quero ter um centavo se todos não receberem. Também só quero receber se o percentual for igual para todos. Nem mais, nem menos”, afirmou o presidente que está entre os que mais receberam recursos no ano passado: R$ 4.150.427.

– PUBLICIDADE –

https://51c05dab513ba5e4a5f8223ad211d6db.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Para o secretário de Fazenda, Wilson José de Paula, sempre existe um caminho. Ressaltou que o Governo tem responsabilidade com as emendas, sabe de seus compromissos e no ano passado bateu o recorde de repasses dos últimos 12 anos.

“Importante é a evolução e o respeito que esse Governo construiu com o tema emendas, e o que podemos fazer depois desse marco histórico que a governadora Raquel inaugurou!”, enfatizou. 

Caminhos opostos
Os dois novos deputados estaduais, que assumem a partir do dia 3 de fevereiro, chegam à Alepe politicamente divididos.  Cayo Albino (PSB), filho do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, apoia o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Já Wanderson Florêncio (Solidariedade) está fechado com a governadora Raquel Lyra (PSDB). Eles tomaram posse nessa sexta-feira.

Improviso
A posse dos deputados aconteceria na sala da presidência, mas foi tanta gente que a cerimônia teve de ser transferida de última hora para o auditório Ênio Guerra. Faltaram cadeiras. Como a Alepe está em recesso, não havia sistema de som. Começaram testando o gogó.

Cautela
Um dos que mais apresentaram emendas para a cultura, o deputado João Paulo Lima e Silva (PT) sugere que o repasse de recursos do Governo seja analisado com tranquilidade. “É preciso ver caso a caso”, propõe. Próximo à governadora, ele também espera verbas.  

Comissões
Após o consenso para a eleição da mesa diretora,  o presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá, tem a missão de distribuir a presidência das comissões. Pelo menos três vereadores já manifestaram interesse: Carlos Muniz, Cida Pedrosa e Fabiano Ferraz.

Publicado às 9: 5, deste sábado, 4

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *