As afirmações foram feitas em entrevista ao GR1 desta segunda-feira (03). Ismael Lira (PSD), de 29 anos, assumiu o primeiro mandato no dia 1º de janeiro de 2025.
Por g1 Petrolina | Para Neto Gaia
![Ismael Lira, prefeito de Orocó — Foto: Emerson Rocha / g1 Petrolina](https://i0.wp.com/s2-g1.glbimg.com/Fb8u6eg3W9ONj7LUYS_ioOVysM0%3D/0x0%3A1920x1280/984x0/smart/filters%3Astrip_icc%28%29/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/U/n/8VrheCQDest9zR9leYtw/img-7116.jpg?w=640&ssl=1)
Ismael Lira, prefeito de Orocó — Foto: Emerson Rocha / g1 Petrolina
O prefeito de Orocó, Ismael Lira (PSD), de 29 anos, falou sobre as ações para a gestão do novo mandato, de 2025 a 2028. Ele destacou que o foco para o município, entre outras questões, é melhorar a educação, infraestrutura e saúde.
Leia também
Segundo o prefeito o município enfrenta uma grave crise no saneamento básico.
“A gente recebeu um sistema de saneamento muito antigo que todo dia tem esgoto estourando. Então é coisa que não pode esperar. Tudo isso são coisas que não pode esperar: saúde, educação e infraestrutura”, destacou.
Questionado sobre o aumento no número de creches no município, o prefeito disse que, a promessa foi de construir e melhorar as creches, porque as existentes não têm estrutura de escolas. Ele afirmou ainda, que os prédios não têm, por exemplo, estrutura para colocar um aparelho de ar condicionado, uma vez que os prédios são muito antigos. E que vai ter até que fechar uma das escolas que está em condições precárias.
“A gente tem a Escola Antonio Ancelmo que tem três extensões, as três estão ruins. Eu não anunciei ainda, vou anunciar em primeira mão: vou ter que fechar um prédio, alugar algum prédio para colocar minhas crianças em outro lugar. Porque não tenho condições de deixar minhas crianças ficarem num prédio daquele, porque está literalmente para cair na cabeça das crianças”, afirmou Ismael.
O prefeito prometeu a construção de uma escola de ensino fundamental no projeto Brígida, que atualmente funciona dentro de um prédio do Estado, e disse que está buscando, através do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), do Governo do Estado, construir outras duas escolas no município.
Na saúde, Ismael disse que os atendimentos odontológicos já passaram de 1.000, comparados ao mês de outubro de 2024, em que foram feitos pouco mais de 200, segundo relatório de gestão. Também informou que o atendimento das Unidades Básicas de Saúde também estão ampliados, funcionando, que já trocou parte do mobiliário dos hospitais e que pretende buscar outras melhorias para o município.
Publicado às 10: 10, desta quinta-feira, 6.