Para quem acompanha a política de Pernambuco de perto, não chega a ser uma surpresa os números da pesquisa do Instituto Opinião, divulgados nas primeiras horas desta segunda-feira, 11 […]
Se a eleição de governador de Pernambuco fosse realizada neste mês de novembro de 2024, João Campos teria 76,2% dos votos; a governadora Raquel Lyra ficaria com 15,8% do eleitorado. A pesquisa foi realizada em 80 municípios do Estado, com 2 mil pernambucanos tendo sido entrevistados.
Quem simpatiza com Raquel e não entende de pesquisa vai questionar o resultado. Outros dirão que está muito longe para a eleição, o que é verdade. Em 2014 o então senador Armando Monteiro liderava com folga as pesquisas na disputa pelo governo de Pernambuco. Paulo Câmara não passava de 8%. Tudo mudou com a queda do avião que matou Eduardo Campos.
Candidato do PSB, escolhido pelo próprio governador, que se afastou do cargo para disputar a presidência da República, Paulo se tornou herdeiro do legado do neto de Arraes. Toda comoção com o trágico acidente atingiu o eleitorado como um raio, fazendo com que o representante do Partido Socialista vencesse Armando logo no primeiro turno.
Dois mil e vinte e dois. Marília Arraes entrou na disputa pelo Governo do Estado de uma maneira meio estabanada, mas conseguiu montar uma boa chapa majoritária com Sebastião Oliveira de vice e André de Paula para o senado. A então deputada federal fez tudo certo no primeiro turno, liderou as pesquisas com uma boa vantagem, mas não contava com “a queda de um outro avião”.
No dia da eleição, antes da população começar a votar, morre inesperadamente Fernando, o esposo de Raquel Lyra. Viúva, com filhos pequenos, a ex-prefeita de Caruaru, segunda colocada nas pesquisas, deu um salto no domingo mesmo, por pouco não ultrapassando Marília.
No segundo turno, a campanha da candidata do Solidariedade entrou em “parafuso”, ela ficou sem saber como enfrentar a viúva, que adotou uma postura mais serena, madura, levando a adversária ao desespero. Raquel Lyra se elegeu com votação consagradora, impondo a Marília uma derrota da qual ela não se recuperou até hoje.
Fonte: Blog do Magno.