Maior cruzeiro do mundo zarpa da Finlândia para últimos testes em alto-mar antes de 1ª viagem: ‘Levando navio ao limite’; veja fotos

By Neto Gaia out30,2023

O Icon of the Seas, embarcação da Royal Caribbean, promete comportar quase dez mil pessoas

Por O Globo e AFP — Turku | Para Neto Gaia.

O maior cruzeiro do mundo, com um total de 20 decks, oito “bairros” e 365 metros de comprimento, partiu no fim de semana de seu cais num estaleiro da Finlândia para iniciar o segundo conjunto de testes em alto-mar.

Publicado às 9h 59, desta segunda-feira (30)

A manobra é para garantir que a embarcação esteja 100% funcional antes de ser entregue à Royal Caribbean, segundo o portal especializado “Travel Weekly”. A primeira viagem com passageiros está marcada para 27 de janeiro de 2024, saindo de Miami pelas rotas do Caribe.

O navio Icon of the Seas, da Royal Caribbean, fez seu primeiro teste em águas abertas em junho passado. Segundo a “Travel Weekly”, os testes no mar são importantes para avaliar os sistemas técnicos e os instrumentos de navegação de um navio. O segundo conjunto de testes é uma das fases finais da construção, levando o navio ao “seu limite”, afirma o portal.

Icon of the Seas tem viagem de estreia marcada para janeiro de 2024 — Foto: Jonathan NACKSTRAND / AFP

Cinco vezes maior que o Titanic, o gigante de 250.800 toneladas tem capacidade para quase dez mil pessoas: até 7.600 passageiros e 2.350 tripulantes. O navio contará com o maior parque aquático marítimo do mundo, com seis toboáguas de tamanho recorde. Além de sete piscinas, nove banheiras de hidromassagem, um simulador de surfe e mais de 40 restaurantes, bares e áreas de entretenimento. Uma particularidade é a gigantesca cúpula de cristal que cobre a proa.

O Icon of the Seas passa pelos últimos retoques no estaleiro Meyer Turku, um dos principais construtores navais da Europa, em Turku, na Finlândia.

Em seu interior, são 28 tipos diferentes de acomodações, com mais categorias para famílias, mais layouts com vista para o mar e mais espaço para viajantes em grupo.

A Meyer Turku também tem dois outros navios de tamanho similar em sua carteira de pedidos.

— Os navios de cruzeiro ficaram maiores na última década — explica Alexis Papathanassis, professor de gestão de cruzeiros na Universidade de Ciências Aplicadas em Bremerhaven, Alemanha.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *