Lula ataca big techs e avalia MP para regulamentar redes sociais: ‘mundo está em risco’

By Neto Gaia jul16,2024

Foto: Ricardo Stuckert | PR

Em entrevista a Record, presidente alega que empresas lucram com ‘mentiras’ e que “se for necessário” o governo poderá enviar uma proposta sobre o tema ao Congresso

Pedro Nascimento (para) Neto Gaia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta terça-feira (16) que o governo edite uma Medida Provisória ou Projeto de Lei para regulamentar as redes sociais no Brasil. Em entrevista à Record, o chefe do executivo atacou as big techs – empresariais de tecnologia como Google, Meta e X (antigo Twitter) – e alegou que o lucro dessas empresas é baseado na desinformação e na disseminação de conteúdos de ódio.

“Eu sou a favor de que a gente tenha uma regulação. Uma regulação urgente, porque essas empresas não pagam imposto no Brasil. Essas empresas ganham bilhões de publicidade, essas empresas têm muito lucro com a disseminação do ódio nesse país e no mundo inteiro. Então, eu acho que nós temos que tomar uma decisão”, ressaltou o presidente durante a entrevista.

O presidente citou as ‘fake news’ que circularam durante a tragédia climática que acometeu o Rio Grande do Sul em maio e alegou que houve gente que lucrou com a desinformação propagada nesse período. A pedido do Ministério da Justiça, a Polícia Federal chegou a abrir uma investigação contra influenciadores e parlamentares que teriam publicado informações conflitantes sobre a tragédia.

“As aberrações que nós assistimos com a questão climática no Rio Grande do Sul, a quantidade de mentiras, sem nenhum respeito, sem nenhum pudor, o sofrimento das pessoas. E isso eram milhares de visualizações. Ou seja, gente ganhando dinheiro com a desgraça dos outros. Então, eu sou favorável à regulação”, comentou.

Fonte: Itatiaia para Neto Gaia | ás 13: 20, desta terça-feira (16)

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *