Segundo o deputado, a legenda passa por problemas por conta da má condução da presidente estadual
Por Clara Oliveira Folha-PE em 29/01/26 às 13🕒 20 | Atualizado às 15🕒 50 por Neto Gaia.
O deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) afirmou que o partido Solidariedade em Pernambuco apresenta um quadro interno rachado e deve perder quadros na janela partidária.

FOTO: Reprodução – NG
Durante uma entrevista à Rádio Folha 96,7 FM nesta quinta-feira (29), Duque lamentou a situação e avaliou que sigla tinha potencial no estado.
Luciano Duque, que se prepara para se filiar ao Podemos em abril, relata que muitas decisões do Solidariedade não foram tomadas coletivamente.

• Duque vê a licitação do IML de Serra Talhada como uma ação que dignifica a população do interior
• Luciano Duque busca transformar a antiga Fábrica Rosa em um equipamento de turismo para Pesqueira• Luciano Duque encerra 2025 com R$ 6 milhões em emendas destinadas para os interiores de Pernambuco
Creches
Ainda segundo Duque, a gestão da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), não se precipitou ao prometer 60.000 vagas em creches para o estado. Para o deputado, a chefe do executivo estimou planos de entrega para as 250 unidades, mas encontrou dificuldades para fazer as obras no tempo previsto.
“Eu não acho que seja uma precipitação. Eu acho que o que é relevante é o seguinte: qual o estado que está construindo 250 creches? Não tem nenhum. Às vezes, na política, você faz uma projeção daquilo que é importante para a sociedade, e você coloca: ‘Eu vou fazer’. Mas, no meio do caminho, tem uma pedra”, argumentou. Até o momento, apenas a creche de Igarassu foi entregue.
Alepe
O deputado estadual também defendeu que, com a volta do recesso parlamentar da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a Casa deve ser reservada a discutir os interesses da população, de forma imparcial. Na percepção de Luciano Duque, levantar debates e pautas políticas ocupa um tempo que deveria ser destinado a discutir as demandas do estado.
“Nós não podemos levar todo o debate político para dentro daquela Casa. Então eu recomendo que a gente utilize a tribuna para fazer a defesa dos interesses do povo. Se alguém quer perpetrar esse discurso do ‘nós contra eles’ pode fazer, mas é muito ruim. Isso é prestar um desserviço para a sociedade”, alertou.
Duque avaliou que o debate político está aquecido na Alepe, mas que prefere não levar uma

