A Prefeitura de Lagoa Grande sediou nesta terça, 15, a 2º Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

O evento realizado pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde com apoio da Prefeitura, reuniu profissionais de vários segmentos representados por entidades como sindicatos, conselhos, associações, entre outros. Servidores da Saúde e representantes da Univasf também estiveram na Conferência. A prefeita Catharina Garziera; a secretária de Saúde, Ana Lúcia Araújo; e o presidente do CMS, Francisco Nailton de Souza, fizeram a abertura oficial da Conferência.
Foram definidos 3 eixos de condução para a efetivação das políticas públicas de humanização, cuidado e valorização dos trabalhadores e das trabalhadoras lagoa-grandenses. Catharina Garziera, ressaltou que era com “grande respeito e comprometimento” que estava participando da segunda Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, na busca de uma saúde justa, digna e humana para todos e para garantir ambientes de trabalho seguros, acolhedores e respeitosos.
“Isso é parte fundamental da humanização, valorização dos profissionais, condições adequadas e apoio emocional e psicológico. Estamos trabalhando incansavelmente na busca de uma saúde eficiente para todos os lagoa-grandenses”, destacou a prefeita.
O presidente do CMS, Francisco Nailton, também classificou como essencial a união da gestão com a sociedade civil para destinar uma saúde qualificada a todos os trabalhadores e trabalhadoras de Lagoa Grande. “Cuidar da saúde do trabalhador e da trabalhadora é cuidar da dignidade humana. Nosso desafio é grande para trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, do público e do privado”, frisou.
A discussão foi voltada para todos os trabalhadores e trabalhadoras do município com o tema, Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano. “A gente se esforçou muito para ouvir os nossos trabalhadores e as nossas trabalhadoras e aqui pudéssemos discutir temas importantes, e criar propostas para trabalhar de forma muito humanizada à saúde do trabalhador. Cuidar de quem cuida”, considerou a secretária Ana Araújo.
Ainda se pronunciaram o vice-prefeito Olavo Marques; o secretário de Governo, Jorge Garziera; e o presidente da Câmara, vereador Mantena. O evento contou com a presença de secretários municipais, integrantes do governo e demais representantes do poder legislativo municipal.

Texto: Cinara Marques – Assessoria de Comunicação
Fotos: Santiê Comunicação
Publicado às 9h 44, deste sábado, 19.