Cerimônia marca um passo significativo para a mobilidade e o desenvolvimento logístico do estado.

Por Maysa Sena, Alexsandro Fonseca e Vitória Floro 12/12/25 às 12h 31 | Atualizado em 15 de dezembro às 10: 00.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, assinou, nesta sexta-feira (12), a ordem de serviço que marca o início das obras do Segmento 2 do Lote 2 do Arco Viário Metropolitano (AVM). A cerimônia ocorreu em Moreno, na Região Metropolitana do Recife, e contou com presenças como a do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, do senador Fernando Dueire e de prefeitos da região.
O trecho autorizado soma 25,32 quilômetros e ligará o entroncamento da BR-232, em Moreno, ao entroncamento da BR-101, no Cabo de Santo Agostinho. O investimento previsto é de cerca de R$ 632 milhões, por meio do programa PE na Estrada. Embora o prazo contratual seja de dois anos, o governo afirma que tentará antecipar a entrega.
“O Arco Metropolitano vai permitir mais competitividade, eficiência, melhor entrega da produção e menos trânsito na Região Metropolitana do Recife. Portanto, mais qualidade de vida para nossa população”, declarou a governadora.
Trecho sul avança
O segmento que começa a ser executado agora é considerado o de implantação mais simples, por não envolver entraves ambientais. No Arco Norte, porém, os impasses permanecem e o traçado definitivo ainda depende de ajustes técnicos. Segundo Raquel Lyra, a proposta revisada foi encaminhada ao Ministério dos Transportes há cerca de um ano.

Foto: Miva Filho/Secom/Divulgação
