Goiânia lança programa de hortas comunitárias com meta de implantar 50 unidades até o fim do ano

By Neto Gaia jul9,2025

Segue após Publicidade:

Arruda Guincho ‘Rapidez e Segurança’ (62) 9 93819606 | Aparecida de Goiânia – Go.

Seguindo…

A primeira horta já está em funcionamento em frente ao Paço Municipal, ocupando uma área de mais de 1.200 metros quadrados

A Prefeitura de Goiânia lançou, nesta terça-feira, 8, o Programa de Hortas Comunitárias, que prevê a criação de 50 hortas urbanas em diversas regiões da capital. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas), em parceria com o Sistema Faeg/Senar/Ifag, e tem como objetivos ampliar a oferta de alimentos frescos à população, abastecer o Banco de Alimentos Municipal e promover capacitação profissional.

A primeira horta já está em funcionamento em frente ao Paço Municipal, ocupando uma área de mais de 1.200 metros quadrados destinada ao cultivo de hortaliças, tubérculos e outros alimentos. O projeto prevê que o Senar Goiás seja responsável pela formação dos colaboradores, enquanto a prefeitura oferece os terrenos e mão de obra para manutenção das áreas.

Além de suprir o Banco de Alimentos, o programa tem como público-alvo escolas, instituições públicas e espaços de acolhimento social. A horta do CEI Lar de Matilde já integra o projeto, e outras unidades estão previstas para as próximas semanas em locais como o Instituto Casa do Pai (Setor Samambaia e Jardim Primavera), CRAS Floresta, Escola Renascer e Pastoral da Juventude (Real Conquista).

Durante o evento de lançamento, realizado no Paço Municipal, estiveram presentes o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, e equipes técnicas envolvidas na execução do programa. O diretor de Indústria e Agronegócio da Sedicas, Jorge Gonçalves, destacou o impacto social da ação. “Cada horta representa uma oportunidade de capacitação, geração de renda e fortalecimento das comunidades. Isso só é possível graças ao trabalho conjunto com o Sistema Faeg/Senar”, afirmou.

Na ocasião, foram entregues certificados aos alunos da primeira turma do curso de olericultura, promovido no Paço e voltado à formação dos profissionais que atuarão nas hortas. Também foi inaugurada a placa que marca o início oficial do Programa de Agricultura Urbana do Senar Goiás, base técnica para o desenvolvimento do projeto em Goiânia. História: Diário de Aparecida.

Atualizado às 12h 30, desta quarta-feira, 9.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *