
A passagem de um ano do falecimento do deputado José Patriota foi registrada por Luciano Duque (Solidariedade), em Plenário.

Foto: Reprodução – Neto Gaia.
Ao longo do discurso, o parlamentar enalteceu o perfil conciliador, generoso e obstinado do colega. Além disso, elogiou o trabalho do político à frente da presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú.
Vale lembramos – 🧏
De acordo com Duque, Patriota deixou um importante legado na luta pelo municipalismo em todo o Brasil. Conforme destacou, durante anos, ele se dedicou ao fortalecimento das cidades, entregou-se a trazer melhorias ao povo das mais diversas localidades de Pernambuco e ajudou inúmeros prefeitos e prefeitas, mesmo que estivessem em campos políticos opostos. Em tom poético, o integrante do Solidariedade fez um reconhecimento à sua trajetória.
Ressaltando:
“No chão seco do Sertão, brotava a flor da coragem. Patriota foi farol, da justiça fez linguagem, homem de fé verdadeira, defensor da vida inteira, do povo fez sua imagem. Patriota foi vereador por três mandatos, vice-prefeito, secretário de Saúde, prefeito de Afogados da Ingazeira por duas vezes, presidente da Amupe por quatro gestões, e depois eleito, junto conosco, deputado estadual”, recordou. Duque também informou que apresentou projeto para denominar a PE-350 Rodovia José Patriota.

Foto: Roberto Soares
Diversos parlamentares também prestaram homenagens. Débora Almeida (PSDB), Roberta Arraes (PP), Diogo Moraes (PSDB), Mário Ricardo (Republicanos) e Edson Vieira (União) falaram da trajetória de Patriota, principalmente à frente da Amupe. Sileno Guedes (PSB), por sua vez, salientou a importância do correligionário para a militância política no Partido Socialista Brasileiro. Dani Portela lembrou das palavras do colega, durante ligação pouco tempo antes de falecer. E Jarbas Filho (MDB) enalteceu o perfil ético e conciliador do deputado.
Publicado às 8h 27, desta quinta-feira (18) de setembro de 2025.
