Do cortejo que percorre as ladeiras históricas aos shows de artistas consagrados, a Marim dos Caetés pulsa alegria, cultura e inovação
Por JC Publicado em 15/02/2026 às 18:40

Clique aqui e escute a matériaTempo de leitura: 1 minuto
Com o tema “Tá Todo Mundo Aqui”, o Carnaval de Olinda 2026 continua a valorizar a essência democrática, vibrante e acolhedora, ao transformar toda a cidade em um grande encontro de ritmos, gerações e afetos.
Do cortejo que percorre as ladeiras históricas aos shows de artistas consagrados, Olinda preparou uma programação para emocionar, empolgar e fazer o público viver intensamente cada momento da folia.
Na segunda-feira (16) de Carnaval, Olinda realiza o 34º Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto, na Praça Ilumiara Zumbi, na Cidade Tabajara. Ao som de marchas, sambas e galopes, os mestres cantam suas loas acompanhados por ternos e orquestras de sopro e percussão. Nos terreiros, caboclos, baianas e arreiamá executam suas evoluções tradicionais.
Além disso, o Palco Pernambuco Meu País – Polo Erasto Vasconcelos, na Praça do Carmo, terá como atrações: Orquestra do Maestro Oseas (com participação de Lais Sena), Maciel Salu, Maneva, Almério, Siba e Lexa.
Já no Polo Varadouro, o público confere os shows de Bloco Afro Deusa do Ébano, Zuza Miranda e Thais, Bárbara Aires, Suprema Corte, Klever Lemos, Bongar e Sem Razão.
O Polo Guadalupe se firma mais uma vez como um dos grandes encontros do Carnaval de Olinda, com tradição e diversidade musical. Durante os dias de folia, o palco recebe artistas que representam a força da cultura popular pernambucana e dialogam com diferentes ritmos, gerações e estilos.
Nesta segunda-feira (16), a festa segue com apresentações de Juba e Juninho do Coco, ao lado da alegria da Larissa Orquestra do Axé, Ed Carlos, Neris Rodrigues e o Trombonando e do brega da Banda Sedutora.
Apoio aos blocos tradicionais e cortejos de rua
A Prefeitura de Olinda garante apoio institucional a blocos históricos e tradicionais que integram o calendário oficial do Carnaval, como Homem da Meia-Noite, Cariri, Lenhadores, Menino da Tarde e Pitombeira dos Quatro Cantos, entre outros.
Ao todo, são mais de 110 participações apoiadas, envolvendo cerca de 75 a 80 grupos distintos, que ocupam as ruas com mais de 15 linguagens culturais, como maracatu, frevo (orquestras e dança), bonecos gigantes, bois e calembas, samba e baterias, afoxé, bloco afro, bloco lírico e manifestações híbridas da cultura popular.
