Donald Trump é eleito 47º presidente dos EUA, projeta AP; SIGA apuração

By Neto Gaia nov6,2024

Segue após publicidade:

Após uma acirrada disputa, o republicano Donald Trump, de 78 anos, derrotou Kamala Harris, de 60, e foi eleito o 47º presidente dos Estados Unidos.  

O republicano já conquistou 277 delegados no colégio eleitoral, enquanto Kamala obteve 224, segundo projeções da imprensa e de institutos de pesquisa divulgados na manhã desta quarta-feira. Para vencer o pleito nos EUA, é necessário obter ao menos 270 delegados dos 538 em disputa. 

Assim, Trump voltará a ocupar o Salão Oval da Casa Branca pelos próximos 4 anos. Ele e o vice, J. D. Vance, tomam posse em 20 de janeiro de 2025.

Esta é a segunda vez na história dos EUA, desde Grover Cleveland em 1892, que um ex-presidente conquista um segundo mandato não consecutivo. 

Trump venceu as eleições de 2016, quando derrotou outra candidata democrata mulher, Hillary Clinton. Na ocasião, Trump obteve 304 votos dos colégios eleitorais, frente a 227 da ex-secretária de estado. Foi a quinta vez na história dos EUA que um candidato a presidente ganhou no voto popular, mas foi derrotado no Colégio Eleitoral.

Já em 2020, Trump disputou a reeleição contra o democrata Joe Biden, que consagrou-se vitorioso com 306 votos do colégio eleitoral, contra 232 do republicano. 

Mais uma vez, as eleições presidenciais norte-americanas foram decididas pelos Estados-pêndulos, aqueles que não possuem uma preferência política fixa entre os partidos Democrata e Republicano. Neste ano, os sete Estados decisivos foram: Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin. Ao todo, eles somavam 93 dos 538 delegados em disputa.

A trajetória de Kamala Harris como candidata do partido Democrata para as eleições presidenciais não foi linear. Ela tornou-se líder da chapa após Biden desistir de disputar a reeleição.

Caso vencesse, Kamala seria a primeira presidente mulher dos Estados Unidos. A democrata, no entanto,  já havia feito história em 2020 ao se tornar a primeira mulher negra e descendente do sul da Ásia a servir como vice-presidente do país. 

Condenação e problemas com a Justiça

Em maio, Donald Trump se tornou o primeiro ex-presidente dos EUA a ser condenado  criminalmente ao ser considerado culpado de falsificar registros financeiros para ocultar o pagamento

Ele foi considerado culpado de falsificar registros financeiros para ocultar um pagamento para comprar o silêncio da ex-atriz pornô Stormy Daniels, que teria sido sua amante, para evitar possíveis danos à sua campanha eleitoral de 2016. Ao todo, ele foi considerado culpado das 34 acusações criminais de falsificação. 

Trump aguarda a determinação da sentença, que poderá ordenar detenção ou pagamento de multa. A sentença deve ser proferida apenas no dia 26 de novembro. Especialistas alegam que a detenção do republicano é improvável.  

Além desta condenação, Donald Trump responde a outros três processos na esfera criminal sob a acusação de interferir nas eleições, conspiração e mau uso de documentos sigilosos após encerrar o seu mandato.  

Economia, aborto e imigração: os temas centrais da disputa presidencial

Os rastros deixados pela alta da inflação, que atingiu o maior patamar em 40 anos nos EUA em 2022, ainda ecoam no eleitorado. A inflação desacelerou consideravelmente, mas a alta dos preços persiste. O cidadão norte-americano sente no bolso a alta dos preços nos postos de gasolina, supermercados, nas taxas de financiamento de imóveis, entre outros pontos, que elevaram o custo de vida e deixaram o ‘sonho americano’ cada vez mais distante.

Assim, a economia foi ponto central das campanhas de Kamala Harris e Donald Trump. A imigração e o direito ao aborto também foram outros temas centrais abordados pelos candidatos durante a corrida eleitoral. Confira, o que cada candidato propõe sobre os temas:

Publicado às 7: 58, desta quarta-feira, 6.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *