Diretora do Federal Reserve demitida por Trump diz que não deixará seu cargo

By Neto Gaia ago26,2025

Foto: Mark Schiefelbein / AP | Reprodução: Neto Gaia.

Lisa Cook afirmou que ‘não há motivo legal’ para ser demitida e que continuará a cumprir suas funções no banco

Por Yan Zhuang (The New York Times)

26/08/2025 | 08h 07 | Atualizado às 9h 20.

Lisa Cook, diretora do Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano), afirmou que não iria deixar seu cargo, horas depois de o presidente Donald Trump ter anunciado que tomaria a medida extraordinária de retirá-la do Conselho de Governadores do Banco Central.

Trump anunciou a demissão, que ele disse ser imediata, na segunda-feira, 25. Ele citou alegações de que Cook teria falsificado registros para obter condições favoráveis em uma hipoteca, embora ela não tenha sido formalmente acusada de irregularidade ou condenada por isso.

PUBLICIDADE:

Seguindo…

Em comunicado divulgado por seu advogado na noite de segunda-feira, Cook disse que “não existe motivo legal” para Trump demiti-la.

“Não vou renunciar”, disse ela. “Vou continuar a cumprir minhas funções para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022.”

Publicidade

Seu advogado, Abbe David Lowell, acrescentou: “Tomaremos todas as medidas necessárias para impedir sua tentativa de ação ilegal”.

Lisa Cook foi inicialmente nomeada para o Conselho de Governadores para preencher um mandato de um outro diretor. Ela foi renomeada em 2023, e seu mandato completo está previsto para terminar em janeiro de 2038. (O Conselho de Governadores, que vota nas decisões de política econômica, é composto por sete membros, indicados pelo presidente americano e confirmados pelo Senado, com mandato de 14 anos).

newsletter

Economia & Negócios

O cenário econômico do Brasil e do mundo e as implicações para o seu bolso, de segunda a sexta.inscreva-se

Ao se cadastrar nas newsletters, você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade.

Para demitir Cook, o presidente Trump invocou um poder previsto no estatuto da fundação do Fed que lhe permite destituir membros do conselho por “justa causa”. Ele justificou a manobra, legalmente duvidosa e que poderia comprometer a independência do Banco Central, alegando que as acusações de fraude hipotecária comprometiam a capacidade da diretora de atuar como uma reguladora financeira eficaz.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *