Deputados discordam sobre anistia para envolvidos no 8 de janeiro

By Neto Gaia set9,2025

Segue após Publicidade:

Seguindo…

Parlamentares da Alepe expuseram posições conflitantes em relação a uma possível anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro e demais pessoas acusadas por tentativa de golpe nos protestos de 8 de janeiro de 2023. O debate ocorre em meio ao julgamento de Bolsonaro e mais sete réus pelo Supremo Tribunal Federal (STF), iniciado nesta semana. 

O deputado Coronel Alberto Feitosa (PL) convocou a população a participar de manifestações pela anistia aos participantes do 8 de janeiro. Segundo o parlamentar, haverá uma mobilização nacional com este objetivo no próximo 7 de Setembro, comemorado no próximo domingo. 

Feitosa afirmou que em Recife a concentração vai ocorrer às 14h na Av. Boa Viagem e que o ato é pacífico e patriótico, com a presença de famílias e o uso das cores da bandeira nacional. 

Ele salientou que o principal recado das ruas deve ser direcionado ao Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente ao ministro Alexandre de Moraes e à Primeira Turma da Suprema Corte, dias antes de finalizarem o julgamento do ex-presidente Bolsonaro.  

“Vamos às ruas e vamos passar um recado bem claro para Alexandre Moraes e para a Primeira Turma: Bolsonaro livre e candidato em 2026”, concluiu.

Já o deputado João Paulo (PT) criticou a articulação na Câmara Federal para aprovar a anistia aos acusados pela tentativa de golpe de Estado. 

“É um insulto à memória do povo brasileiro. Pretende transformar o Congresso em casa de tolerância para conspiradores e traidores da pátria, a serviço da candidatura de Tarcísio de Freitas”, analisou. O deputado classificou como grave e imoral o projeto de anistia, segundo ele uma conspiração entre o centrão e a extrema direita.

O petista também destacou o Grito dos Excluídos, ato realizado anualmente no dia 7 de setembro. O movimento se opõe às tradições militares da data, e este ano traz como tema “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é Luta de Todo Dia”. 

“Estaremos nas ruas, defendendo a democracia e a soberania nacional, afirmando nosso compromisso com um país justo e ambientalmente responsável”, disse o petista. Em Pernambuco, a mobilização vai acontecer no Recife, com encontro marcado no Parque 13 de maio, às 9h. 

Abatedouro

Coronel Alberto Feitosa ainda utilizou seu pronunciamento para repercutir denúncia de moradores de Itambé (Mata Norte) a respeito das condições precárias do abatedouro de animais da localidade. O equipamento, sob a administração do Governo estadual, estaria funcionando sem as condições sanitárias e de segurança adequadas e descumprindo normas trabalhistas.

Segundo a denúncia, haveria abates sendo realizados de forma irregular, desrespeitando as regras sanitárias e sem a supervisão de um veterinário responsável. Além disso, funcionários do abatedouro estariam exercendo as atividades laborais sem os equipamentos adequados, e os bebedouros utilizados por eles estão contaminados por larvas. Atraso no pagamento das despesas de transporte, alimentação e adicional de férias e desrespeitos aos direitos a folgas e a horário máximo de trabalho também estariam sendo desrespeitados no órgão, segundo a denúncia. 

Feitosa garantiu que vai encaminhar as informações ao secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, e espera que a denúncia seja apurada e as devidas providências sejam tomadas. 

Crescimento

Deputado João Paulo Costa fala na tribuna, utilizando terno azul marinho e gravata vermelha.

ECONOMIA – João Paulo Costa destacou dados positivos da economia brasileira. Foto: Nando Chiappetta

O crescimento de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, no segundo trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior, foi celebrado pelo deputado João Paulo Costa (PCdoB). Dados do IBGE, divulgados nesta semana, apontam um aumento de 2,2% em relação ao mesmo período de 2024.

O parlamentar destacou o desempenho do setor de serviços, que cresceu 0,6%; da indústria, que avançou 0,5%; e o consumo das famílias, que subiu 0,5%. “Tudo isso é fruto de uma política econômica pautada pela responsabilidade fiscal, dando mais condições às empresas de crescerem e de gerar emprego e renda”, avaliou o deputado. 

“Esses números mostram que o Brasil está se desenvolvendo com o Governo Lula. O povo tem mais comida na mesa e mais oportunidades”, completou. João Paulo Costa ainda salientou que, com esse resultado, o PIB acumula 16 trimestres seguidos de alta, o maior patamar da série histórica, iniciada em 1996. 

Energia renovável

Debutada Socorro Pimental fala na tribuna, usando blazer preto sobre vestido branco de bolinhas pretas.

CAPACITAÇÃO – Curso técnico voltado à energia renovável foi louvado por Socorro Pimentel. Foto: Nando Chiappetta

A deputada Socorro Pimentel (União) exaltou o curso de educação profissionalizante de sistemas de energia renovável da Escola Técnica Estadual (ETE) Pedro Muniz Falcão, em Araripina (Sertão do Araripe). Ela salientou que a preparação de profissionais para o mercado de energias renováveis contribui para o fortalecimento econômico do Sertão. 

Pimentel também parabenizou a atuação de professores e do governo na capacitação dos futuros profissionais: “No Araripe não estamos apenas produzindo energia limpa, estamos formando mão de obra qualificada que vai sustentar os setores pelas próximas décadas”, afirmou.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *