Atualizado em 10 de dezembro de 2025, às 10⌚ 55.
Você que estar ai do outro lado, e acompanha as sessões ordinária e extraordinária da Câmara de Vereadores de Petrolina pode perceber o trabalho de fiscalização e as ações dos novos parlamentares, eleitos nas eleições de 2024.

Em uma avaliação rápida das atividades e da presença na sala de imprensa da Casa do Povo no ano passado, seguem os destaques dos vereadores novatos em 2025.
Segundo a opinião de jornalistas do Sertão do São Francisco, os nomes que mais se destacaram foram: Wanderley Alves, Dhiego Serra e Roberto da Gráfica. Vamos entender melhor o trabalho de cada um deles:
Vamos aos destaques:
Wanderley Alves
Em seu primeiro ano de mandato, Wanderley, que também é radialista e influente nas redes sociais, manteve sua autenticidade ao lidar com as demandas do povo. Sem esquecer da importância da crítica construtiva da imprensa, soube equilibrar seu mandato, evitando cair na tentação de promessas vazias. Mesmo fazendo parte da base do governo #boraPetrolina, apresentou várias indicações e mudanças estruturais, sendo muitas delas atendidas pelas autoridades competentes.

Dhiego Serra
Embora esteja ainda em seus primeiros passos na política, Dhiego se destacou pela firmeza em suas cobranças ao Executivo. Atuou com vigor, especialmente em temas que estavam engavetados há anos, como o problema da bacia do Dom Avelar, entre outras demandas cruciais para o desenvolvimento de Petrolina. Suas cobranças têm sido incisivas, tentando romper com a imagem de uma política local que, muitas vezes, parece um grande ciclo de promessas não cumpridas.

Roberto da Gráfica
Vindo das lideranças comunitárias, Roberto é um dos vereadores que tem se dedicado a colocar a mão na massa. Mesmo ainda conhecendo o funcionamento da Câmara, tem se destacado pelo seu trabalho prático. Foi ele quem ajudou na construção de dois quebra-molas em Ponta da Serra e, de acordo com moradores do José e Maria, deve atuar em 2026 na renovação da Associação de Moradores da comunidade, dando uma cara nova ao espaço e tornando-o um importante ponto de referência em Petrolina.

Outros vereadores novatos também têm mostrado trabalho, mas preferiram não divulgar suas ações ou conceder entrevistas à imprensa para apresentar o desempenho do primeiro ano. A expectativa é que, em 2026, esses parlamentares possam se refletir sobre suas experiências e dar um passo à frente, mostrando sua real capacidade de contribuição para a cidade.
Da Redação, de olho no legislativo.
