Como foi o primeiro dia do julgamento de Bolsonaro no STF; saiba mais…!

By Neto Gaia set3,2025

Primeira Turma da Corte começa julgamento da ação penal que pode condenar ou absolver oito réus do núcleo crucial de tentativa de golpe de Estado

Fonte: Karina FerreiraJuliano GalisiGustavo CôrtesWeslley GalzoCarolina BrígidoGuilherme CaetanoRayanderson GuerraAdriana VictorinoZeca Ferreira e Pedro Augusto Figueiredo

02/09/2025 | 07h41 | Atualizado às 6h30.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou no fim da tarde desta terça-feira, 2, o primeiro dia de julgamento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete réus por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Destaques

02/09/2025 | 16h43

Corrêa: Demóstenes, o advogado político

02/09/2025 | 16h00

Corrêa: Cármen Lúcia volta a defender urnas contra o mesmo advogado

02/09/2025 | 15h34

Corrêa: Estratégia da defesa de Ramagem é dizer que ele não tem nada a ver com insanidades de Bolsonaro

02/09/2025 | 14h56

Corrêa: Para salvar delação, defesa de Cid exalta investigação e relatoria de Moraes

Veja mais destaques

A sessão da manhã teve início por volta das 9h. Antes de iniciar a leitura do relatório, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que o julgamento resistiria contra pressões “internas ou externas”. Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, buscou afastar a tese de que a tentativa de golpe não foi iniciada.

À tarde, as defesas de quatro réus realizaram as sustentações orais: Mauro Cid, Alexandre Ramagem, Almir Garnier e Anderson Torres. Todas alegaram a inocência de seus clientes.

Houve pedidos para anular a delação premiada de Cid. A defesa do ex-ajudante de ordens negou que ele tenha sido coagido a delatar e disse que ele falou sobre fatos que tinham conhecimento ou dos quais participou.

A sessão será retomada na quarta-feira, 3, com a defesa do general Augusto Heleno. Os advogados de Jair Bolsonaro falam em seguida. Também estão previstas as manifestações das defesas de Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto, nesta ordem.

Ao final das sessões, na tarde de sexta-feira, 12, os réus serão condenados ou absolvidos dos crimes imputados.

Bolsonaro e os outros réus são acusados por organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado contra o patrimônio da União.

Acompanhe ao vivo

18h0102/09/2025

Fim da transmissão

Termina agora a transmissão do primeiro dia do julgamento da ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus pela Primeira Turma do STF. Continue acompanhando a cobertura do caso no Estadão.

Obrigado pela audiência e até amanhã!

17h5802/09/2025

Dino cumprimenta e confraterniza com advogados ao final da sessão

O ministro Flávio Dino deixou a tribuna e foi cumprimentar os advogados dos réus Mauro Cid, Anderson Torres, Walter Braga Netto e Anderson Torres. Ao interagir com Eumar Novacki, Dino chegou a ser apresentado a um estagiário da equipe. O magistrado ainda abraçou José Luís Oliveira Lima, que defende Braga Netto, e desejou boa sorte.

17h5602/09/2025

Defesa finaliza sustentação, diz que Torres é inocente e pede absolvição

Advogado Eumar Novacki encerra sua participação afirmando que Anderson Torres é um homem íntegro. “Temos que defender o que é justo, correto e digno. Foi por isso que eu entrei na defesa deste caso e peço que considerem absolver Anderson Torres porque ele é um homem inocente”, declara.

Após a sustentação, o presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, encerrou o primeiro dia do julgamento. A sessão será retomada na quarta-feira, 3, às 9h.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *