Após o cessar-fogo entrar em vigor às 4h no horário local de Líbano e Israel, a situação se mantém calma nesta quarta-feira. Não houve ataques israelenses ao território libanês, nem disparos do Hezbollah contra Israel. Um alto funcionário do Hamas saudou o compromisso e afirmou que o movimento islâmico palestino também está “pronto” para uma trégua com o exército israelense na Faixa de Gaza.
Moradores do sul do Líbano e da planície de Bekaa começaram a voltar para suas casas nesta quarta-feira, formando congestionamentos nas estradas, de acordo com a agência oficial libanesa Ani. Muitos deslocados ignoraram as advertências para que aguardassem autorização das autoridades. Em várias localidades do Líbano, pessoas saíram às ruas para celebrar o compromisso.
Desde as primeiras horas da manhã, o movimento se intensificou nas estradas a caminho do sul do país. No entanto, como o acordo prevê que Israel pode permanecer no território libanês ainda por mais 60 dias, o porta-voz das forças israelenses em idioma árabe informou que a população libanesa deve aguardar autorização para retornar. Por Redação, com CartaCapital – de Gaza.
Reprodução: Neto Gaia
Publicado às 16: 33, desta quarta-feira, 27.