Atualizado às 16h 5, deste sábado, 5.
Estratégia da Ucrânia parece ser impactar os russos, que, desde a invasão em fevereiro de 2022, sentiram que a guerra estava distante.
Membros dos serviços de segurança investigam um prédio de escritórios danificado na cidade de Moscou após um ataque de drone ucraniano relatado em Moscou, Rússia, em 1º de agosto de 2023. Evgenia Novozhenina/Reuter.
Ataques de drones ucranianos ocorrendo dentro da Rússia pareciam uma perspectiva impensável. Mas tais ataques tornaram-se uma característica cada vez mais comum da guerra – com um alerta de Kiev encorajado de que mais virão.
Uma série de ataques com drones atingiu cidades russas, incluindo Moscou, nos últimos meses. A sexta-feira viu uma das mais dramáticas até agora – drones marítimos atingiram um importante porto russo a centenas de quilômetros do território controlado pela Ucrânia.
Eles desviaram a atenção de uma contraofensiva ucraniana que ainda não produziu resultados tangíveis no campo de batalha e trouxeram a guerra à Rússia. Mas eles não são isentos de riscos para Kiev, que está tentando assumir o controle da guerra enquanto mantém relações com as nações ocidentais cautelosas com qualquer indício de escalada.
Fonte: CNN Brasil | Para, Neto Gaia.