9 de outubro de 2025, às 10: 20.
Tudo aconteceu, na última quarta-feira (8), quando o Presidente [Lula da Silva] na companhia do deputado federal Fernando Filho, sancionou a solicitação que caracteriza a gratuidade na conta de luz para famílias de baixa renda.
Vale destacar:
Para que consomem até 80 quilowatts-hora (kWh).
Na ocasião:
Tornou-se lei após sanção presidencial da Medida Provisória 1.300/25, que instituiu o programa Luz do Povo. Comemoraram 🕺

Foto: Reprodução – Neto Gaia.
A gratuidade:
Deve beneficiar 4,5 milhões de famílias inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo. Pelo texto, também têm direito a tarifa social as famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de indígenas e quilombolas de baixa renda. Ao todo, serão 60 milhões de pessoas diretamente beneficiadas.
“A proteção social é necessária até que o Brasil consiga aumentar a base de arrecadação com justiça tarifária, aumentando a renda de todos para chegarmos ao país com o qual todos sonhamos”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. (Fonte e Foto: Reprodução/Palácio do Planalto)
Reprodução: Neto Gaia.
