ALEPE: Finanças modifica projeto que extingue faixas salariais; matéria será votada em Justiça pela 3ª vez

By Neto Gaia maio4,2024

Atualizado às 16: 16, desta sábado (4)

Comissão de Finanças da Alepe aprovou uma nova redação para o projeto do Governo do Estado que extingue de forma gradual as faixas salariais de policiais militares e bombeiros. O substitutivo acatado nesta terça (30) rejeita a abreviação em um ano, decidida na última semana pelo colegiado de Segurança Pública, no processo de unificação das subdivisões nos vencimentos. O texto agora volta à Comissão de Justiça (CCLJ) para ser apreciado pela terceira vez

De acordo com o parecer da relatora de Finanças, deputada Socorro Pimentel (União), o Substitutivo nº 5, do colegiado de Segurança Pública, gera acréscimo de despesa para o orçamento estadual. “A proposição substitutiva tem potencial para aumentar a despesa originalmente estimada pelo Poder Executivo, na medida que antecipa seus efeitos financeiros de 1º de junho de 2026 para 1º de junho de 2025. Isso inviabiliza a sua aprovação”, afirmou a parlamentar. 

A parlamentar citou dispositivos da Constituição Estadual e do Regimento Interno da Alepe que vedam o recebimento de emendas e substitutivos de iniciativa parlamentar que impliquem em aumento de despesas nos projetos do Poder Executivo. O novo substitutivo apresentado por ela estabelece que os dispositivos da proposição original sejam restaurados e mantém as incorporações trazidas pelas emendas nºs 2/2024, do deputado Fabrizio Ferraz (Solidariedade), e pela 4/2024, proposta pelo deputado Mário Ricardo (Republicanos).  

O parecer com as modificações recebeu votos contrários dos deputados Coronel Alberto Feitosa (PL), Diogo Moraes (PSB), Rodrigo Farias (PSB) e Sileno Guedes (PSB). Entre outros pontos, o grupo argumentou que o Governo não consultou a categoria no processo de elaboração do projeto apresentado. 

Ainda de acordo com os deputados Diogo MoraesRodrigo Farias e Sileno Guedes, além do fim das faixas salariais, o projeto traz embutido o reajuste dos agentes da PM para os próximos três anos. Isso deixaria os profissionais com percentual de aumento defasado e sem possibilidade de negociações posteriores. 

Já os deputados Henrique Queiroz Filho (PP), João de Nadegi (PV) e Luciano Duque (Solidariedade)

[…]

Seguiram o voto da relatora. Com o empate, a presidente do colegiado, deputada Débora Almeida (PSDB), deu o voto decisivo, a favor do parecer de Socorro Pimentel.

Administração Pública

Com a aprovação do novo substitutivo, o projeto foi retirado da pauta da Comissão de Administração Pública, que analisaria a matéria na sequência. Isto porque as mudanças aprovadas em Finanças terão que ser analisadas pelo colegiado de Justiça.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *