Alan Sanches, deputado estadual da Bahia, morre aos 58 anos

By Neto Gaia jan17,2026

Atualizado em 17 de janeiro de 2026, às 17h 35.

Político foi eleito deputado estadual quatro vezes, chegou a ser líder da oposição na Alba, e recebeu o Troféu Destaque Parlamentar.

Por g1 BA | Para o Portal-Neto Gaia.

Morreu, na manhã deste sábado (17), o deputado estadual da Bahia, Alan Eduardo Sanches dos Santos (União Brasil), aos 58 anos. O parlamentar estava em casa, em Salvador, e sofreu uma parada cardíaca. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ele não resistiu.

O político foi eleito deputado estadual quatro vezes, chegou a ser líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), e recebeu o Troféu Destaque Parlamentar.

Antes de ocupar uma cadeira no Legislativo Estadual, foi vereador de Salvador e presidente da Câmara Municipal da cidade.

Alan Sanches era formado em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e se especializou em Ortopedia. Ele é pai do vereador de Salvador Duda Sanches.

O velório será restrito para a família neste sábado. No domingo (18), haverá uma missa aberta ao público na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), às 9h. O sepultamento será no Cemitério Jardim da Saudade, no domingo, às 14h.

Políticos lamentam morte

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), publicou nas redes sociais que recebeu com tristeza a notícia da morte de Alan Sanches.

“Mesmo estando em campos políticos opostos, sempre tive uma relação muito respeitosa com Alan, marcada pelo diálogo e espírito democrático”, escreveu o governador.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, também lamentou a morte do parlamentar. Além de colegas de partido, eles eram amigas e estiveram juntos dias antes, na Lavagem do Bonfim.

“Sua postura séria, seu equilíbrio e sua coragem em defender aquilo que acreditava sempre mereceram meu respeito e minha admiração”, escreveu.

Em nota, o partido União Brasil lamentou a morte do deputado e destacou a trajetória pública marcada pela “dedicação, seriedade e compromisso com a Bahia”.

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ivana Bastos, decretou luto oficial de três dias.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *