
As assembleias de voto foram abertas às 08:00 de hoje em Portugal Continental e na Madeira. Acompanhe todas as atualizações aqui no live blog do DN.

Amanda Lima, Ana Mafalda Inácio | Para o Portal Neto Gaia
18 Jan 2026, 05:52 | Atualizado às 9: 50.
Apenas um candidato ainda não votou
Até às 12h30, dez dos 11 candidatos já votaram. O único que ainda resta votar é Manuel João Vieira. Em comunicado enviado às redações, a campanha informa que vai votar pelas 15h00 no Campo de Ourique, em Lisboa. A agenda ainda inclui “falar ao país às 20h13 e espera estar na cama por volta das dez e tal”.
André Ventura acredita em menos abstenção e diz que, “hoje, só não vota quem não quer”
O candidato apoiado pelo Chega votou pouco depois das 12:00 na Escola do Parque das Nações, em Lisboa, e apelou também ao direito de voto, dizendo que “não podemos ficar em casa à espera que as coisas se resolvam sozinhas”, argumentando até que “há cinco anos havia razões para uma abstenção elevada, estávamos em contexto pandémico e hoje não. Está um dia lindo e só não vota quem não quer”.
Questionado pelos jornalistas sobre a campanha, André Ventura admitiu que “houve falhas significativas na discussão dos temas que interessam aos portugueses no seu dia-a-dia, como a saúde, a educação, a habitação ou a imigração”. E, neste sentido, “não houve uma campanha tão esclarecedora, como seria desejável. É preciso percebemos que os nosso concidadãos só voltarão às urnas se tiverem escolhas que sejam soluções para os temas que lhe interessam”.
No entanto, acredita “numa taxa positiva na abstenção”, manifestando-se com “expectativas” e “confiante” em relação à segunda volta. André Ventura vai passar a tarde em casa para ir à missa às 19:00, antes de se dirigir ao hotel de campanha.
Foto: Leonardo Negrão
