Fonte – jornalismo o tempo ✍️ ao portal Neto Gaia (as 21h 10)
O plenário aprovou a requisição por unanimidade; pedido foi feito nesta segunda-feira (2)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta segunda-feira (2) pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) seja investigado no inquérito que apura divulgação de notícias falsas. O plenário aprovou a requisição por unanimidade.
Imagem – Cortesia !
A apuração se sustenta nos ataques proferidos pelo chefe do Executivo às urnas eletrônicas e à lisura do sistema eleitoral brasileiro. O presidente está há dois anos afirmando que houve fraude nas eleições de 2018, mas nunca apresentou provas.
Na última quinta-feira (29), Bolsonaro transmitiu uma apresentação que mostraria “indícios” do que sustenta. Todavia, ele admitiu que não tem provas durante o discurso.
Bolsonaro também vem elevando o tom contra o presidente do TSE e mininstro do STF, Luís Roberto Barroso, afirmando que ele quer “eleições que podem ser manipuladas”. Ainda, o capitão reformado do Exército insistiu, por diversas vezes, que poderia não haver pleito no próximo ano caso o “voto auditável” – forma como classifica o voto impresso – não seja aprovado