SINAIS DAS ESCRITURAS VEM ACONTECENDO: Com as altas temperaturas, nuvens de gafanhotos se aproximam do RS

As altas temperaturas registradas nos últimos dias favoreceram a movimentação das nuvens de gafanhotos que sobrevoam a Argentina. São, ao todo, quatro regiões monitoradas no país vizinho, sendo nas províncias de Formosa, Chaco, Salta e Entre Ríos — o agrupamento desta última, o mais próximo do Rio Grande do Sul, deslocou-se cerca de 12 quilômetros no último sábado (1°). Apesar de mais espalhado e com cerca de 80% do volume reduzido após a pulverização de agrotóxicos, o enxame segue no radar das autoridades.

Segundo Juliano Ritter, fiscal estadual agropecuário que acompanha a situação na Fronteira, dois pequenos grupos foram identificados na província de Entre Ríos, no sábado, sobrevoando os municípios de Federación e Santa Ana, a aproximadamente 86 e 80 quilômetros de Barra do Quaraí, respectivamente. Chama a atenção o fato de os insetos estarem se movimentando contra a direção do vento:

LEIA MAIS

— É um movimento atípico. Como temos vento norte, o risco de seguirem na direção do Estado é baixo, pois eles teriam que seguir contra o vento. Isso é improvável, mas não impossível de acontecer — explica Ritter. — Até quinta devemos ter movimentações expressivas — adianta.

A tendência, segundo ele, é de que as três nuvens posicionadas mais ao norte do país vizinho se desloquem no sentido sul, também se aproximando do Estado. Apenas uma delas, localizada na província de Chaco, chegou a ser combatida com pulverizações.

(Fonte: Jornalismo GAUCHAZH ao Portal Neto Gaia | Foto: Cortesia)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *