Politica: Simone Santana destaca impacto de melhorias urbanas para a primeira infância

Material: Alepe

Atualizado por Neto Gaia / 18h 59

RESULTADOS – Segundo deputada, por meio do Programa Mais Vida nos Morros, crianças pintam paredes e barreiras, além de repensar o local em que vivem. Foto: Roberto Soares

A importância da criação de espaços urbanos adequados para o desenvolvimento das crianças foi destacada pela deputada Simone Santana (PSB), no Pequeno Expediente desta terça (24). Ela elogiou o Programa Mais Vida nos Morros, da Prefeitura do Recife, que tem como diretriz  repensar e redesenhar espaços nos bairros segundo a perspectiva das crianças.

A parlamentar repercutiu a visita, nessa segunda (23), da Frente Parlamentar da Primeira Infância ao Alto do Burity, no bairro da Macaxeira, Zona Norte do Recife, que foi contemplado com a iniciativa. “Mais do que pintar os morros, a ação promove mudanças de comportamento e engajamento social nesses locais”, afirmou. O Mais Vida nos Morros já chegou a 40 comunidades e beneficiou 13 mil pessoas na Capital.

Simone Santana falou dos resultados apresentados por pesquisas feitas pela Prefeitura nos bairros onde o programa foi implementado. “No Alto do Burity, por exemplo, o tempo dedicado a atividades ao ar livre pelas crianças passou de 15% para 75%”, apontou. “As escadas, becos e praças das comunidades ficam mais povoadas e as famílias voltam a colocar as cadeiras na calçada para ver a brincadeira. Podemos sentir o nível de felicidade de uma sociedade pelas condições de vida que ela dá para suas crianças”, registrou a parlamentar.

“O Programa começou em 2016 apenas como uma estratégia de defesa civil, mas o impacto da mudança de depósitos de lixo em espaços voltados para o brincar mudou a concepção do Mais Vida nos Morros. O que era apenas uma política de contenção de barreiras se tornou uma transformação de espaços urbanos de convivência”, prosseguiu. Segundo Simone, a iniciativa deve se expandir para além dos morros e chegar a outras comunidades do Recife, como Brasília Teimosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *