Recife: Com 24 leitos para Covid-19, Hospital das Clínicas Abrirá vagas Aos poucos

Luiz Alberto Mattos, Alfredo Gomes (ao centro) e Edeson Siqueira (Adufepe), na entrega dos materiais (Foto: Unidade de Comunicação do HC-Ebserh)

O Hospital das Clínicas (HC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), teve Luiz Alberto Mattos anunciado como seu novo superintendente na segunda-feira (20). O médico oncologista chefiava a Unidade de Oncologia e Hematologia desde 2013. Indicado pelo reitor Alfredo Gomes, ele substitui a infectologista Sylvia Lemos Hinrichsen, que comandava o hospital desde novembro de 2019. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Na unidade de saúde, 24 leitos de UTI estão disponíveis para pacientes com Covid-19. Desses, seis estão sendo utilizados, de acordo com a assessoria de comunicação do HC. O hospital pretende ir abrindo as vagas gradativamente. O HC foi confirmado no Plano de Contingência da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) como hospital de retaguarda no combate ao novo coronavírus.
O HC tem buscado se fortalecer seus recursos para atender a demanda da Covid-19. Nesta quarta (22), 1.500 máscaras e 100 protetores faciais foram doados ao hospital pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe). Segundo a assessoria de comunicação do da unidade de saúde, outras 1.500 máscaras devem ser doadas pela própria Adufepe ainda esta semana.
O hospital também inaugurou um espaço para os profissionais de saúde, na linha de frente, repousarem. O local, batizado de BloCO VIDa, foi disponibilizado no Departamento de Enfermagem da UFPE. São quatro de salas de aula e dois banheiros com chuveiros. Os cômodos foram adaptados com oito beliches e 24 camas de campanha emprestadas pela 10ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército. O Lions Club de Pernambuco também doou material de apoio.
De acordo com a assessoria de comunicação da UFPE, as pessoas interessadas em doar equipamentos, materiais e insumos, podem ligar para os telefones (81) 2126.3604/3606, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 16h. Em caso de dúvida, devem enviar e-mail para glerger.sabia@ebserh.gov.br (Setor Jurídico) ou gustavo.araujo@ebserh.gov.br (Gerência Administrativa).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *