PT🛑 EM FOCO🎤🥊: Militantes pró-democracia lutam na Justiça por anulação do processo de afastamento de Dilma

Militantes pró-democracia lutam na Justiça por anulação do processo de afastamento de Dilma há mais de dois anos. Ação Popular assinada por 100 mil pessoas reforça a farsa do Congresso ao afastar a presidenta sem crime de responsabilidade, mas denúncia foi negada por juiz, cuja atuação é suspeita por parcialidade. Ele participou de protestos contra a chefe de Estado ainda em 2016 e impediu Lula de tomar posse como ministro da Casa Civil

Um grupo de ativistas pró- democracia e militantes do PT luta há mais de dois anos, na Justiça Federal, contra o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, que completa quatro anos no final de agosto. Numa ação popular que reuniu a assinatura de mais de 100 mil pessoas, os ativistas em defesa da democracia pediram a anulação do impeachment, mas foram surpreendidos, em julho, com a extinção do processo. O problema é que a ação foi extinta por decisão do juiz federal Itagiba Catta Preta, sob a alegação de que o mandato da Dilma terminou e Jair Bolsonaro foi eleito em 2018.

Apesar disso, há um recurso na Justiça pedindo a suspeição de Catta Preta, um notório militante de direita, que foi às ruas em 2016 para protestar contra o governo Dilma e suspendeu, em abril daquele ano, a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil.

“Tal qual Sérgio Moro, o juiz Catta Preta é reconhecidamente um militante de direita, contrário a Dilma e ao PT, e deveria ter se declarado impedido de analisar o caso, porque está comprometido e é parcial”, critica Edva Aguilar, que lidera a ação popular, junto com outros ativistas.

Entre aqueles que subscrevem a ação estão o jurista Fábio Konder Comparato, o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, e o cantor e compositor Chico Buarque, além da presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) e do próprio Lula

Não se pode normalizar o golpe

A ação busca a declaração de nulidade do processo de impedimento e consequente deposição de Dilma. E requer ainda que sejam invalidados todos os atos praticados por Michel Temer, incluindo a Lei do Teto dos Gastos Públicos. “A gente não pode normalizar o golpe porque isso é abrir caminho para irmos direto para novos anos de chumbo”, aponta o advogado Alexandre Flach, que assina a ação popular.

Na decisão em que decreta extinta a ação, Catta Preta aponta que o processo de impedimento transitou em julgado e foi impugnado perante o próprio Supremo Tribunal Federal, que reconheceu a validade da deposição. “Esta ação perdeu o objeto. A História sepultou a pretensão”, aponta o juiz federal, que sequer analisou o mérito da ação.

“O golpe tem de ser anulado porque não houve crime de responsabilidade”, aponta Edva, que é enfermeira aposentada. “O impeachment tem de ser anulado mesmo que Dilma estivesse morta, para que possamos colocar sub judice todas as medidas tomadas pelo governo golpista, sem consulta à população”. Segundo os advogados da ação, o juiz que analisou o caso é claramente suspeito. “Ele foi um orgulhoso militante do movimento ‘Fora Dilma’ e responsável pela suspensão da posse do ex-presidente Lula como Ministro da Casa Civil’, critica.

(Da Redação ao Blog Neto Gaia)

Seguidores do PT:

BLOG DO IVONALDO FILHO: Luciano Duque de Serra Talhada é assediado ...
A imagem pode conter: 1 pessoa
Marília Arraes diz que sofre 'ataque especulativo' e Luciano Duque ...
Márcia vai ao encontro de Lula e do PT em Recife – Farol de ...
Crise no PT em Pernambuco é superada e Marília será candidata a ...
Márcia vai ao encontro de Lula e do PT em Recife – Farol de ...
Marília Arraes cumpre agenda de pré-camapnha em Serra Talhada ...
Márcia Conrado vai ao encontro de Lula e do PT em Recife » Blog do ...
Duque bate no PSB e diz que vai eleger Marília – Farol de Notícias ...
Sinézio Rodrigues participa de vigília ao ex-presidente Lula ...
Neto Gaia – Página: 35 – Com a edição do Meio-dia | Em foco com ...
Doriel Barros é o candidato da CNB à presidência do PT/PE – Blog ...
Odacy e Dulcicleide empolgam petrolinenses na primeira 'Carreata ...
Doriel Barros será o novo presidente do PT de Pernambuco
O PT de Pernambuco numa hora decisiva, É Candidatura Própria ou ...
Candidatura de Marília Arraes é aprovada em encontro do PT de ...

(TODAS ÁS FOTOS DE CORTESIA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *