Projeto do novo Código Eleitoral está em discussão no Plenário da Câmara; acompanhe

Atualizado por Charles Gaia; às 19⏲️ 40 – desta qui, 2 | conteúdo; Agência Noticias – agradecemos às 112.148 visualizações 👁️

A votação da proposta ocorrerá na semana que vem

02/09/2021 – chegando; às 19:13   ⏲️

Foto do perfil: portalodia.com

A Câmara dos Deputados discute agora o projeto de lei do novo Código Eleitoral (Projeto de Lei Complementar 112/21). Com a concordância de líderes de vários partidos, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu realizar a discussão da proposta nesta quinta-feira (2), mas a votação ficará para a próxima semana.

O prazo para a apresentação de destaques e emendas será estendido até o dia da votação a fim de que os partidos tenham mais tempo para estudar a última versão do projeto apresentada pela relatora, deputada Margarete Coelho (PP-PI).

Os partidos têm divergências sobre vários pontos diferentes, como a distribuição de vagas que “sobraram” depois da aplicação das regras da eleição proporcional; e a inclusão de uma quarentena de cinco anos de afastamento antes das eleições para que militares e policiais militares possam se candidatar.

Legislação eleitoral
Com cerca de 900 artigos, o projeto é resultado de um grupo de trabalho composto por representantes de diversos partidos. A proposta consolida toda a legislação eleitoral e resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em um único texto.

Uma das inovações na legislação é a autorização da prática de candidaturas coletivas para os cargos de deputado e vereador (eleitos pelo sistema proporcional). Esse tipo de candidatura caracteriza-se pela tomada de decisão coletiva quanto ao posicionamento do eleito nas votações e encaminhamentos legislativos.

Mais informações em instantes:

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei complementar

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara Notícias’.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *